Portfólio: Turma da Monica: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
(17 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 55: Linha 55:


== Programação Scratch==
== Programação Scratch==
=== Poligonos ===
=== Polígonos ===
 
[[Mídia:turma da monica-prog.sb  | Programação Poligonos ]]
 
=== MRU ===
=== MRU ===
[[Mídia:MRU-Turma da Monica.sb | Programação MRU]]
=== MRUV ===
[[Mídia:MRUV-Turma da Monica.sb | Programação MRUV]]
=== Lançamento Oblíquo ===
[[Mídia:Lançamento.Obliquo.sb | Programação Lançamento Oblíquo]]
== Formatação de Texto com LibreOffice ==
=== Pré-projetos ===
[[Mídia:preprojetomonica.odt | Pré-projeto Monica C. Kalb]]
[[Mídia:PROJETO DE ARTIGO2.odt | Pré-projeto Matheus Silva]]
[[Mídia:Projetodepesquisa.odt | Pré-projeto Lara M. Daminelli]]


==Referências==
==Referências==

Edição atual tal como às 19h38min de 27 de novembro de 2014

Portfólio: Turma da Monica

Curso
Licenciatura em Física
Disciplina
Informática Aplicada ao Ensino de Física
Professor
Evandro Cantú
Equipe
  • Lara Daminelli
  • Matheus Silva
  • Monica Cristina Kalb

Resenha Sobre o Futuro da Internet[1] [2]

Com o grande avanço que vemos das tecnologias hoje em dia, constantemente nos deparamos com algumas questões que muitas vezes iludem ou talvez assustam as pessoas, porém, nem tudo o que dizem por aí é confiável e com um olhar um pouco critico ″escolhemos″ no que queremos acreditar ou simplesmente o que achamos plausível acontecer. Por exemplo, especula-se que um dia o governo se instalará na web, no entanto, se isso de fato acontecesse, apesar de termos uma enorme facilidade em acesso e conseguir resolver alguns problemas pela internet, alguns outros assuntos não seria solucionado pela mesma, sendo assim, teríamos que recorrer à instituição física, isso sem mencionar mas pessoas que não tem acesso ou não sabem usar a web.

Outro assunto é a fragmentação da rede. Nos dias atuais, a relação de um país com o outro é muito importante para questões socioeconômicas e com essa fragmentação, sendo nacional ou uma rede entre alianças, uma hora ou outra um país precisaria se comunicar com o outro via web e seria uma burocratização muito grande para que isso seja possível, dificultando a interação entre as nações.

Agora, quando paramos para pensar sobre o que nos aguarda nos próximos anos em relação às tecnologias, facilmente viajamos no mundo da imaginação e pensamos em carros voadores, robôs com IA, entre outras coisas, porém, apesar dos enormes avanços nos últimos anos ainda temos um longo caminho pela frente. É verdade que atualmente estamos online em diversos meios, sendo alguns deles, celulares, computadores, notebooks, televisões, etc. e com certeza uma hora ou outra nos acostumaremos com os tais avanços de tal forma que sequer diremos ″como a tecnologia está avançada″, mas existem certas coisas que a tecnologia não pode substituir, como por exemplo o papel. Pode ser que seu uso diminuirá bastante, mas não cairá em desuso.

Também vemos muito falar sobre a bioengenharia e nanotecnologia, parecendo tudo tão fantástico, só que o que as reportagens não mencionam é o custos das tais invenções e que elas podem não funcionar assim de cara. Com reportagens sensacionalistas as pessoas criam enormes expectativas com tais invenções mas a acessibilidade à elas é quase impossível, gerando falsas esperanças para muitos.

Por mais que as inovações sejam muito uteis atualmente e também incríveis e esperançosas é necessário observa-las ″com os pés no chão″ para que não se tornem frustrantes ou desmotivadoras para algumas pessoas.

Comentários do Professor
Muito bom. --Evandro.cantu (discussão) 11h33min de 3 de setembro de 2014 (BRT)

Mapa Conceitual Sobre o Futuro da Internet

Análise da Educação na Constituição Federal

Mapas Conceituais

Educação na Constituição - Lara Daminelli

Educação na Constituição - Matheus Silva

Educação na Constituição - Monica C. Kalb

Sínteses dos Artigos

Projeto Amora

O Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS iniciou-se no ano de 1996. Era tido como um projeto de reestruturação curricular, onde abrangia tanto os novos papéis do professor e do aluno quanto pela integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. O Projeto envolvia todos os alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS, realizado no contra turno, com grupos de 7 a 10 alunos e duração de aproximadamente três meses para apresentar uma questão de investigação sobre o tema escolhido e uma conclusão final. Os grupos contavam com duas reuniões na semana, com duração de duas horas e quinze minutos, sendo orientadas pelo professor, e utilizavam blogs, Wiki, e mapas conceituais como ferramentas digitais. Os blogs serviam de diário para os alunos, a Wiki servia para registrar as conclusões, e os mapas conceituais como alternativa a textos escritos. O Projeto tinha como objetivo o desenvolvimento da autonomia e a criatividade dos alunos. O artigo em si, não deixou claro quais foram às conclusões e resultados obtidos com o Projeto, mas sabe-se que ainda eram necessários maiores investigações para se ter um melhor aproveitamento das ferramentas.

Wikis e Mapas Conceituais

Este artigo apresenta uma aplicação dos mapas conceituais como organizadores do conhecimento em uma Wiki institucional, a qual é utilizada para a produção e a sistematização de conhecimentos, para facilitar o acesso aos conteúdos e também a materiais didáticos. Onde o público alvo são os alunos do Curso Técnico, professores e principalmente os alunos do TADS.

Planilha de cálculo e gráficos com os exercícios sobre MRUV e lançamento vertical no vácuo.

Lançamento vertical no vácuo. - Ex.1

Exercícios MRUV. - Ex. 1 e 2

Lançamento vertical no vácuo. - Ex.2

Programação Scratch

Polígonos

Programação Poligonos

MRU

Programação MRU

MRUV

Programação MRUV

Lançamento Oblíquo

Programação Lançamento Oblíquo

Formatação de Texto com LibreOffice

Pré-projetos

Pré-projeto Monica C. Kalb

Pré-projeto Matheus Silva

Pré-projeto Lara M. Daminelli

Referências

  1. RODRIGUES, Anna Carolina. O futuro da Internet (e do mundo) segundo o Google Super Interessante online, junho, 2013.
  2. GUISS, Alexandre. 10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos TecMundo beta, outubro, 2010.