Portfolio: Saiyan-Tistas: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
(6 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 99: Linha 99:
*'''Mapa Conceitual''' na Web:
*'''Mapa Conceitual''' na Web:
[http://200.17.101.9:8080/rid=1PJRVZSSR-17L2SDT-6Q/Din%C3%A2mica%20da%20Part%C3%ADcula.cmap Dinâmica da Partícula]
[http://200.17.101.9:8080/rid=1PJRVZSSR-17L2SDT-6Q/Din%C3%A2mica%20da%20Part%C3%ADcula.cmap Dinâmica da Partícula]
=== Figuras ===
; Diagrama do Lançamento de Projétil
[[Arquivo:projetilsayan.png]]
==Atividade 4:==
===MRU, MRUV e Lançamento Oblíquo no Scratch===
[[Mídia:bombasayantistas.sb| Bomba Saiyan-Tistas]]
==Atividade 5:==
===Planilha de Cálculo para MRU e MRUV em exercícios===
[[Mídia:graficosayan.ods| Gráfico MRU e MRUV]]
==Atividade 6:==
===Projeto Arduino Fotosensor LED Alex Bruno, Danielson Lisik===
[[Arquivo:programafotosensoralexdanielson.png|800px]]


[[Categoria:Portfólio Licenciatura]]
[[Categoria:Portfólio Licenciatura]]

Edição atual tal como às 18h44min de 29 de fevereiro de 2016

Portfólio: Saiyan-Tistas

Curso
Licenciatura em Física
Disciplina
Informática Aplicada ao Ensino de Física
Professor
Evandro Cantú
Equipe
  • Lucas Passos
  • Alex Poposki
Vídeo inspirador

Atividade 1: O futuro da Internet

O futuro da internet

Nós pensamos na rede como algo que acessamos por meio de um browser, usando um teclado. Mas em poucos anos vamos conseguir acessar a internet onde quer que estejamos fazendo o que for quase sem precisar de nenhum aparelho. Poderemos vê-la por nossos óculos, ou por meio de algum visor que passaríamos a usar”, por exemplo. Acredito que o browser vai desaparecer e que vamos interagir com a rede por meio de aplicativos, como muita gente já faz com os smartphones. E não apenas as pessoas estarão online. Mais e mais objetos - como carros, monitores cardíacos e sensores em nossas casas - estarão conectados à internet, contribuindo para um crescente fluxo de dados. A disseminação do conhecimento e da cultura em um nível nunca imaginado torna viável a democratização da educação em qualquer lugar do planeta. Uma revolução educacional possibilitada pela internet promete garantir mais oportunidades para o aprendizado com menos gastos em infraestrutura física e menor demanda por professores.  É possível que já na próxima década, a web vai estar tão incorporada às atividades do dia a dia, tão onipresente (ubíqua), que será invisível, como a eletricidade. Normalmente, lembramos-nos da nossa dependência de energia elétrica quando ela falta e não é possível usar o aparelho de microondas, a tevê ou acender a luz. Em alguns anos deixará de existir a concepção de “conectar-se”. Vários aparelhos do cotidiano estarão todo o tempo online. O futuro da internet está inteiramente interligado com a física e demais ciências, sendo que, a teoria quântica, por sua vez, deu-nos o transistor, o laser e a revolução digital que é a força motriz da sociedade moderna. Da mesma forma, os cientistas foram capazes de usar a teoria quântica para descobrir o segredo da molécula de DNA. A estonteante velocidade da revolução biotecnológica é um resultado direto da tecnologia do computador, pois o sequenciamento do DNA é feito por máquinas, robôs e computadores. Como consequência, somos mais capazes de ver a direção que ciência e a tecnologia terão nas próximas décadas. Ainda assim, há sempre surpresas totalmente inesperadas, podemos afirmar isso, pois até mesmo peritos em seu próprio campo tinham subestimado o que estava acontecendo bem debaixo se seus narizes. Em 1927, Harry M. Warner, um dos fundadores da Warner Brothers, comentou durante a era do cinema mudo, - “Quem se interessaria em ouvir os atores falar?”. E Thomas Watson, presidente da IBM, disse em 1943: - “Acho que existe um mercado mundial para talvez, cinco computadores”.

Comentários
Incluir nas referências o link do site que utilizaram nos textos pesquisados da Internet.--Evandro.cantu (discussão) 10h41min de 5 de novembro de 2015 (BRST)

Referências

  • A Física do Futuro - Michio Kaku

Atividade 2: Mapa Conceitual

Dinâmica da Partícula

Na Dinâmica estudam-se as leis que regem o movimento, estabelecendo-se a relação entre este e as forças que o provocam. Quando sobre um corpo, atua um sistema de forças não equilibrado, produz-se sempre uma alteração no estado do movimento desse corpo. A experiência mostra que, na alteração sofrida, influem não só as características do sistema de forças, como também a natureza do próprio corpo. Assim, diferentes sistemas de forças, atuando independentemente sobre o mesmo corpo, produzirão diferentes alterações no movimento deste; e o mesmo sistema de forças atuando sobre diferentes corpos, também produzirá alterações de movimento diferentes. As leis que exprimem as relações entre o sistema de forças que atua num ponto material, as suas propriedades e a alteração de movimento que este sofre, foram formuladas por Isaac Newton e designam-se por Leis de movimento de Newton. As leis de Newton só se aplicam diretamente ao movimento de um ponto material sob a ação de uma força.


Referências


Atividade 3:

Fórmulas

Equação da relatividade especial

Coeficiente de Pearson
Falhou ao verificar gramática (erro de sintaxe): {\displaystyle  r=\frac{\sum(x_i-\bar x)\cdot(y_i-\bar y)}{\sqrt{\sum(x_i-\bar x)²}\cdot\sqrt{(y_i-\bar y)²}} }

Modelo de equação do segundo grau
Falhou ao verificar gramática (erro de sintaxe): {\displaystyle  ax²+bx+c=0 }

Modelo da fórmula de Bhaskara
Falhou ao verificar gramática (erro de sintaxe): {\displaystyle  x=\frac{-b\pm \sqrt{b²-4ac}}{2a} }

Equação de movimento oblíquo

Aceleração média
 

Tabela de dados

y(m) t²(s)
1 0,20 0,02686
2 0,40 0,0599
3 0,60 0,0994
4 0,80 0,1369
  • Mapa Conceitual na Web:

Dinâmica da Partícula

Figuras

Diagrama do Lançamento de Projétil

Atividade 4:

MRU, MRUV e Lançamento Oblíquo no Scratch

Bomba Saiyan-Tistas

Atividade 5:

Planilha de Cálculo para MRU e MRUV em exercícios

Gráfico MRU e MRUV

Atividade 6:

Projeto Arduino Fotosensor LED Alex Bruno, Danielson Lisik