Portfólio: Crocante Cremoso

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Portfólio de avaliação da equipe

Curso
Licenciatura em Física
Disciplina
Informática Aplicada ao Ensino de Física
Professor
Evandro Cantú
Equipe
  • Leonardo Senna
  • Mateus Meneses
  • Silvia Ludke

Resenha sobre o futuro da internet

A Internet no futuro

Se compreender o passado e decifrar o presente é difícil, prever o futuro é ainda mais. Chega a ser utópico. Mas a internet do futuro, por certo, será muito diferente, seja em termos comportamentais, sociais ou políticos[1]. O que não quer dizer que devamos ter medo de especular, bem como Carl Sagan e muitos outros visionários fizeram.

A internet apresenta todas as possibilidades do mundo e a mente humana é imprevisível. Mas podemos, com certa segurança, afirmar que a tendência, daqui pra frente, é a ascensão do que podemos chamar de "conectividade". Mais e mais pessoas usufruirão do poder de estar a parte do que ocorre em qualquer lugar, sendo ampliado também o "campo de atuação" da tecnologia e internet. Toda informação será digitalizada (O fim do papel e o reinado do e-paper)[2], fazendo com que talvez, percamos a capacidade de diferenciar o "físico" do "virtual".

É importante, entretanto, dizer que a Internet é só uma ferramenta com grande potencial e que são seus usuários que a fazem efetivamente, utilizando-a para fins diversos, "bons" ou "ruins". Sendo assim, a Internet hoje é o reflexo da atual condição humana. Vemos por exemplo as manifestações agressivas dos "haters"[3]. É muito mais fácil ser ofensivo na Internet. Mas um fato é inegável: A Revolução da Informática está transformando a humanidade, e suas possibilidades são incríveis!


Mapa Conceitual: O Futuro da Internet


Comentários do Professor
Muito bom. Seria interessante explorar o tema sobre "ser ofencivo na Internet". Muitas vezes, no anonimato, a crítica depreciativa e sem profundidade, muitas vezes vulgar, fica fácil. --Evandro.cantu (discussão) 10h26min de 3 de setembro de 2014 (BRT)

Mapa Conceitual e Fundamentos Psicológicos

Apresentação sobre os "Fundamentos Psicológicos dos Mapas Conceituais" contido no artigo "Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e Como Elaborá-los e Usá-los".

Arquivo:MAPAS CONCEITUAIS E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS.pdf

Referências

  1. RODRIGUES, Anna Carolina. O futuro da Internet (e do mundo) segundo o Google. Super Interessante online, junho, 2013.
  2. GUISS, Alexandre. 10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos. Tecmundo online, outubro, 2010.
  3. BARBOSA, Jaque. Haters Gonna Hate: Artista faz série fotográfica mostrando os comentários de haters que recebe nas redes sociais. Hypeness online, fevereiro, 2014.