Portfólio: Karol com J
Portfólio: Karol com J
- Curso
- Licenciatura em Física
- Disciplina
- Informática Aplicada ao Ensino de Física
- Professor
- Evandro Cantú
- Equipe
- Karol Isabelle Pereira
- Júlio César Cardoso Vicente
Experimento Tempo de Reação Humana
- Os objetivos desse experimento era determinar o tempo de reação humana com resultados a partir de um movimento de queda livre para o experimento 1, e o tempo de reação humana de um grupo de 15 pessoas para o experimento 2.
Gráfico com a Planilha de Cálculos
- Gráficos Karol
- Gráficos Julio
Experimento: Velocidade Média e Velocidade Instantânea
Introdução
É tido como um dos inúmeros objetivos da física o estudo do movimento dos objetos: a rapidez com que se movem, como exemplo, ou a distância percorrida em um certo intervalo de tempo. (Walker, 2016). [1] [2]
- Velocidade Média e Instantânea
A velocidade é uma grandeza vetorial, deste modo possui um módulo e uma orientação (direção e sentido), e pode também ser representada por componentes. Se um corpo se move de um ponto a outro no espaço, é possível calcular a “rapidez”, com que este corpo se move. Pode-se definir duas grandezas que expressam essas “rapidez” de um movimento: velocidade média e velocidade instantânea. No caso de um movimento bidimensional e tridimensional, deve- se considerar essas grandezas como vetores e utilizar a notação vetorial. (Walker, 2016).
No caso da velocidade média podemos ter como a razão entre o deslocamento (ΔS), do corpo e o intervalo de tempo (Δt), durante o qual esse deslocamento ocorreu.
Sendo expressa da seguinte forma: vméd=St=S - S0t - t0
Pela notação temos que s0 é a posição ocupada pelo corpo no instante t1, e S no instante t. A unidade da velocidade média que se faz uso no SI é o metro por segundo (m/s).
Já no caso da velocidade instantânea, ela é obtida a partir da velocidade média reduzindo o intervalo de tempo (Δt) até torná-lo próximo de zero. Quando Δt diminui, a velocidade média se aproxima cada vez mais de um valor limite, que é a velocidade instantânea. (Walker,2016). Sendo expressa da seguinte forma:
v=vinst=t0 ST=dxdt.
Pela notação, observe que v, é a taxa com a qual a posição S, está variando com o tempo em um dado instante, isto é, v é a derivada de S em relação a t. A unidade utilizada é (m/s).