Portfólio: Bicho Grilo: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 30: Linha 30:
Outro texto que compõe a resenha é '''10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos'''<ref name="GUISS">GUISS, Alexandre. '''10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos'''. Tecmundo ''online'', outubro, 2010.</ref>.
Outro texto que compõe a resenha é '''10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos'''<ref name="GUISS">GUISS, Alexandre. '''10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos'''. Tecmundo ''online'', outubro, 2010.</ref>.


Texto apoio:SuperPotência: Qual o futuro da Internet? <ref name="JONES">JONES, Rory Cellan. '''SuperPotência: qual o futuro da internet?'''. BBC Brasil '''Ciência e Saúde''' março, 2010.</ref>.
Texto apoio:'''SuperPotência: Qual o futuro da Internet?''' <ref name="JONES">JONES, Rory Cellan. '''SuperPotência: qual o futuro da internet?'''. BBC Brasil '''Ciência e Saúde''' março, 2010.</ref>.


Para incluir um arquivo PDF veja aqui:
Para incluir um arquivo PDF veja aqui:

Edição das 19h13min de 14 de agosto de 2014

Portfólio: Bicho Grilo

Curso
Licenciatura em Física
Disciplina
Informática Aplicada ao Ensino de Física
Professor
Evandro Cantú
Equipe
  • Fernanda A. P. S. Murakami
  • Rafael M. Da Sila
  • Uana C. Engelage

Resenha sobre o futuro da Internet

Internet em um futuro próximo

Eric Schmidt, presidente do conselho administrativo do Google, e Jared Cohen, diretor de ideias da empresa acreditam que daqui alguns anos a internet será muito diferente e nos trará surpresas e para tanto escreveram um livro onde fazem algumas previsões surpreendentes, e nem sempre otimistas, para o futuro.

Afirmam que a rede ditará nosso comportamento e que tudo que postamos poderá ser usado a nosso favor ou não. Algum post infeliz poderá ser motivo para a não contratação em um novo emprego ou a não publicação a vida pessoal levantará suspeitas que deverão ser investigadas pela polícia porque certamente está escondendo algo. Fato este que discordo, porque uma empresa interessada em um novo funcionário não poderá levar em conta apenas seu perfil em uma rede social, pois estes locais poderão ser invadidos. Então poderá apenas contribuir, mas não ser critério de seleção. E em relação ao ser investigado por não usar rede social acredito ser fantasia, porque se isso ocorrer estará violando os diretos do cidadão, como o de ir e vir e o direito de expressão.

Para evitar invasões haverá empresas especializadas em segurança on-line prometendo controlar ou eliminar informações de que não gostamos, e empresas de seguro virtual, que vão oferecer proteção contra roubo de identidade virtual e difamação na internet. Também afirmam que influenciará até mesmo na escolha dos nomes para os filhos, podendo ser um nome bem diferente para se destacar ou um bem simples para dificultar a identificação da pessoa na rede. Pode ser que isso ocorra sim, pois se um pai tem a coragem de colocar o nome do filho de Bruce Lee por ser fã do ator por que não escolher pensar em um nome pra chamar atenção ou não.

Para o futuro os autores afirmam que na política haverá um ataque terrorista envolvendo a internet a chamada Guerra Digital. Nesta guerra, que já ocorre e que será intensificada, países atacando as redes de computadores uns dos outros e poderá até mesmo ocorrer mortes onde um hacker poderia invadir o sistema de tráfego aéreo de algum país, por exemplo, e induzir os aviões a voarem na altitude errada - para que eles se choquem uns contra os outros. Portanto até os homens bomba vão desaparecer com a nova era digital.

Outra ideia destacada é o fato de o governo migrar para a web acabando com filas, pois os serviços das repartições públicas poderão ser realizadas on-line. Para felicidade da nação que não precisará perder dia de trabalho para fazer documentos ou outros serviços públicos.

O outro artigo diz sobre evoluções para daqui a aproximadamente 10 anos, onde teremos mais sustentabilidade, menos desperdício com até mesmo o fim do papel pois quase tudo será on-line.

O futuro da Internet (e do mundo) segundo o Google[1].

Outro texto que compõe a resenha é 10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos[2].

Texto apoio:SuperPotência: Qual o futuro da Internet? [3].

Para incluir um arquivo PDF veja aqui: Futuro da Internet

Referências

  1. RODRIGUES, Anna Carolina. O futuro da Internet (e do mundo) segundo o Google. Super Interessante online, junho, 2013.
  2. GUISS, Alexandre. 10 tendências tecnológicas para os próximos 10 anos. Tecmundo online, outubro, 2010.
  3. JONES, Rory Cellan. SuperPotência: qual o futuro da internet?. BBC Brasil Ciência e Saúde março, 2010.