Prensa de tijolos de terra
A prensa de tijolos de terra é uma prensa do tipo vertical onde o solo é colocado no topo do seu funil onde chegará na gaveta de carregamento do solo. Esta gaveta, em um primeiro momento, é aberta levando o solo até à câmara de compressão. A gaveta fecha e o cilindro principal da máquina comprime o solo. Num segundo momento, a gaveta de carregamento vai abrir novamente, ejetando o tijolo feito para fora da máquina2.
Podemos observar uma ilustração da prensa de tijolos (em Inglês - protótipo 4) na Figura abaixo. Os tijolos de terra comprimida oferecem várias vantagens como material de construção. Como são feitos de terra local, embaratecem imenso a construção, eliminando também os custos de transporte de tijolos convencionais.
Estes tijolos são muito resistentes e isolam tanto o calor como o som, fazendo com que os edifícios construídos com eles tenham alta eficiência energética. Esta máquina foi batizada como Libertador devido ao fato de ela poder libertar as pessoas do elemento que mais pesa no custo de vida, ou seja, a habitação. Neste contexto, é interessante apresentar o caso de um grupo de jovens de 13 anos que aprenderam a construir o Libertador para construírem a sua escola (ver vídeo abaixo).
O desenho da prensa está quase chegando à sua primeira versão final. Usando esta prensa, duas pessoas podem construir uma parede redonda com 1.80 m de altura e 6.1 m de diâmetro em 8 horas, com uma espessura de 30 cm. Os blocos feitos por esta máquina pesam em média 11.3 kg, e o seu tamanho típico é de 10x15x30 cm. A altura pode variar entre 2,5 e 10 cm. O custo dos materiais de construção pode variar entre 3000 e 6500 USD, dependendo da versão e do processo de fabrico. Estes valores correspondem a cerca de 9.600 a 20.800 reais respectivamente.
Videos
Podemos ver o funcionamento da máquina no vídeo abaixo:
No vídeo seguinte podemos ver a construção da prensa de tijolos v4.0 passo a passo.
[1] (ver porque o Vimeo não faz embed)
Aqui podemos acompanhar a história do Liberator, narrada pelo Marcin.