Servidor Linux
Servidor Linux
A origem do sistema operacional Linux é o Unix, o qual era um sistema operacional para servidores e computadores corporativos das décadas de 1980 e 1990. O Unix foi escrito em Linguagem C, originalmente para computadores PDP-11 (Digital), demonstrando a relativa facilidade de migração para outros computadores. Vários sistemas comerciais foram desenvolvidos a partir do Unix, como o BSD (Universidade de Berkeley), o System V (AT&T) e, com o desenvolvimento dos computadores pessoais, o Linux.
O Linux hoje é utilizado em desktops, smartphones e outros dispositivos. Contudo, o papel de servidor se mantem, sendo o um sistemas operacionais mais utilizados na montagem de servidores de rede local e servidores Internet.
Um servidores de rede local provê serviços de rede aos usuários em uma rede local, incluindo o papel de roteador provendo acesso a Internet, servidor proxy (Squid), servidor DHCP, roteador NAT, firewall (iptables) e servidor de arquivos e impressão (Samba) [1].
Um servidor Internet é um servidor dedicado a prover serviços na Internet. Um exemplo é um servidor Web montado com Apache, um interpretador PHP e um banco de dados MySQL, conhecido como servidor LAMP.
Na disciplina de Administração de Servidores vamos utilizar a distribuição Ubuntu.
Instalação e configuração
Sistema de arquivos
Usuários e Grupos
Permissões de arquivos e diretórios
Referências
- ↑ MORIMOTO, C. E. Seridores Linux: Guia prático, Sul Editores, Porto Alegre, 2013.
--Evandro.cantu (discussão) 18h21min de 5 de julho de 2015 (BRT)