Redes sob ameaça
Redes sob ameaça
- Curso Técnico em Informática
- 2o ano
- Disciplina
- Redes de Computadores
- Equipe
- Michelli e Oriana
- Professor
- Evandro Cantú
Introdução
A internet é um meio que vem cada vez mais em expansão, sendo um dos ou até o principal meio de comunicação, diversão, entretenimento e até de operação bancarias e conferências de diversos assuntos de maior ou menor importância. Com essa expansão, benéfica para muitos, acabam surgindo vários problemas em relação a essa rapidez e quantidade massiva de informações transitando de diversos pontos geográficos diferentes para outros tantos outros, que são os roubos de informações que acabam resultando em grandes transtornos aos usuários. Esses problemas surgem devido a ataques de vírus, vermes, cavalo de troia etc, por meio de e-mails, fotos, links ou diversos outros componentes chamativos que levam o usuário a clicar e assim infectar seu computador, o deixando vulnerável para mais ataques ou a roubo de informações pessoais. Porém deve se levar em consideração que esses ataques não vieram com a internet e que já existiam a muito tempo atrás, desde o início dos computadores pessoais, e que estes são desde sempre propensos a ataques que eram causados apenas para piorar o funcionamento do PC ou por mera diversão.
Quais os principais perigos e ataques que uma rede pode sofrer?
Malware
São todos os códigos ou programas feitos com o propósito de causar algum dano ao usuário ou a computador deste.
Vírus
Os vírus são os maiores em mais frequentes problemas que o usuário tem que enfrentar. Seu nome vem da semelhança dos programas com os vírus biológicos, pois eles se instalam em programas e e o usa como hospedeiro para se multiplicar para outras regiões. Os vírus podem causar danos ao Sistema Operacional, ao funcionamento do computador, podem destruir e roubar arquivos do computados, causando enorme dano ao usuário. Entre os diversos tipos de vírus se tem:
- Tipos de Vírus:
- Vírus de Macro: São vírus feitos na linguagem dos macros e funcionam dentro dos programas em que estão interligados. Ou seja, ao abrir um arquivo de Power Point(.ppt) infectado com esse tipo de vírus, por exemplo, o vírus é automaticamente ativado e grava arquivos que substituem partes dos comandos normais do programa.
- Vírus de Boot: É o tipo de vírus mais comum. Para infectar uma máquina com ele, basta colocar um disquete infectado no drive.
- Vírus de Arquivo: São os vírus que ficam 'guardados' em arquivos executáveis, que geralmente são de extensão EXE ou COM. Esse tipo de vírus altera o arquivo original e o leva até a memória RAM antes do arquivo original e correto. A partir do momento que ele chega à memória, acaba contaminando todos os outros arquivos executáveis.
- Vírus de Programas:Assim como os vírus de arquivos, infectam arquivos executáveis e podem impedir o usuário até de ligar a máquina;
Worms ou Vermes
Os "Worms" são como os vírus, tendo uma diferença crucial: a forma de propagação. Pois diferente dos vírus, os chamados vermes não precisam de um hospedeiro para se espalhar, ele faz isso pela chamada auto-replicação, ou seja, ele tira cópias de si mesmo e infectando computadores.