Protocolo DHCP
Protocolo DHCP
Uma vez de posse de um bloco de endereços IP, uma organização poderá atribuir endereços individuais a cada host e roteador da organização. Este trabalho pode ser realizado manualmente, com o administrador da rede configurando os endereços IP de cada máquina. Outra maneira de realizar a configuração é utilizando alocação dinâmica de endereços IP, o que facilita muito o trabalho do administrador, pois não precisará manter registros da configuração de cada máquina.
O protocolo que permite a alocação dinâmica de endereços IP dentro de uma rede local é chamado DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).
Para termos alocação dinâmica de endereços IP é necessário instalar na rede local um serviço, chamado servidor DHCP. O servidor DHCP recebe uma solicitação de uma máquina cliente, solicitando endereçamento IP, e aloca dinamicamente um endereço IP em resposta ao pedido do cliente. Com o DHCP um computador cliente pode adquirir toda a configuração necessária em uma única mensagem (por exemplo, o endereço IP, máscara de rede, roteador padrão, servidor DNS, etc) [1].
O servidor DHCP deve ser configurado com a faixa de endereços IP disponíveis para oferecer. Quando um computador se conecta na rede, ele solicita um endereço IP se apresentando com seu endereço físico. O servidor então escolhe um endereço IP dentro da faixa disponível e aloca ao solicitante.
O DHCP é ampĺamente utilizado em redes residenciais de acesso a Internet e redes locais sem fio, nas quais os hosts entram e saem da rede com frequência [1]. Neste caso, cada vez que, por exemplo, um laptop se conecta em uma rede sem fio ele recebe um novo endereço IP da rede via DHCP.
Referências
--Evandro.cantu (discussão) 10h56min de 29 de setembro de 2014 (BRT)