Rotinas de backup no linux
- Apresentação
Neste trabalho foi programado rotinas de backup para as pastas mediawiki (do repositório de documentos Mediawiki) e my_wiki (do banco de dados do MySQL).
Foi criado um script de backup para cada pasta. Esse script, pode ser ativado manualmente, mas como a intenção é automatizar, utilizou-se a ferramenta cron, que é utilizada para agendar tarefas.
O cron é um serviço em plano de fundo. Ele é carregado no processo de boot. A partir do cron, criamos uma tabela com a(s) tarefa(s) que desejamos automatizar. A partir da tabela criada (CRONTAB), determinamos a hora e dia que seja automatizado o processo desejado.
Alguns comandos que são utilizados no terminal do linux referente ao CRONTAB:
crontab -e
edita o crontab
crontab -l
exibe as tabelas agendadas
crontab -r
remove o que estiver agendado no tabela do cron
- Agendando uma tarefa
Ao digitar o comando "crontab -e" no linux terminal, será apresentada a tabela do cron para edição. Ela é disposta com seis campos, que corresponde a uma determinado momento que se deseja que seja efetuada a tarefa agendada.
Cada campo representa respectivamente: o minuto, a hora, o dia do mês, o mês, o dia da semana e o comando que será executado.
* * * * * comando a ser executado
Essa sequência acima, é a forma como será dispostas a sequência divulgada acima.
Em nosso trabalho, foi criada seguinte tarefa no CRONTAB:
55 23 * * * /home/usuario/mysqlbkp.sh 55 23 * * * /home/usuario/mediawikibkp.sh
Nesse exemplo citado, foi determinado que o cron execute os scripts (mysqlbkp.sh e mediawikibkp.sh) que estão na pasta /home/usuario/, todos os dias da semana, todos os meses do ano, todos os dias de um mês, às 23 horas, e 55 minutos.
O símbolo * (asterisco) significa em todos os instantes daquele campo específico.
--Marco Aurélio (discussão) 20h13min de 21 de novembro de 2016 (BRST)