Estagio manutenção servidores

De Wiki Cursos IFPR Foz
Revisão de 23h13min de 12 de julho de 2016 por Marco Aurélio (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Objetivos

  • Backup automatizado do servidor de banco de dados
  • Backup automatizado do moodle e wiki


Roteiro de estudo





  • MediaWiki

Este aplicativo é um pacote de software livre, licenciado sob a GNU GPL, escrito em PHP,que faz o uso de banco de dados MySQL, teve seu uso originado no Wikipédia, mas que hoje é utilizado por diversos outros projetos.

Por isso, acaba sendo o aplicativo mais conhecido pelo seu poder e flexibilidade, já que oferce funcionalidades a realização e trabalhos de forma colaborativa.

Com pré-requisitos a sua instalação, o computador precisa ter intalado o Servidor Web Apache, Banco de dados MySQL e o PHP, que é o componente executa scripts, conecta a banco de dados MySQL.


  • rotinas de backup no linux
    • exemplos usando shell script
  • rotina de backup no mysql
  • como enviar um arquivo pela internet no linux

Referências

Oracle Blogs. Disponível em:<https://blogs.oracle.com/elenilsonvieira/entry/tutorial_usando_o_virtual_box>. Acesso em 29 de junho de 2016.

Baixaki. Disponível em:<http://www.baixaki.com.br/download/virtualbox.htm>. Acesso em 29 de junho de 2016.

Techtudo VIDA DIGITAL. Disponível em:<http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/virtualbox.html>. Acesso em 29 de junho de 2016.

NEVES, Pedro M.C.; RUAS, Rui P.F. O guia prático do MySQL. 1. ed. Portugal: Centro Atlântico, 2005. Disponível em: <http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/imagens/excerto-e-book-ca-oguiapraticodomysql.pdf>. Acesso em: 30 de junho de 2016.

Editora Novatec. Disponível em:<https://novatec.com.br/livros/mysqlcompleto/capitulo8575221035.pdf>. Acesso em 30 de junho de 2016.

Escola de Programação Intellectualle Tecnologia e Treinamentos Ltda. Intalando o Mysql Server e Mysql Workbench no Ubuntu. Diponível em:<http://cursosdeprogramacao.com.br/blog/instalando-o-mysql-server-e-mysql-workbench-ubuntu/> Acesso em 06 de julho de 2016.

Manual do PHP. Disponível em:<http://php.net/manual/pt_BR/> Acesso em 07 de juho de 2016.