Padronização dos Protocolos de Redes

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Padronização dos Protocolos de Redes

A conectividade em rede de computadores envolve meios de transmissão, conectores e equipamentos físicos, que formam o hardware de rede, e também protocolos de comunicação, que formam o software de rede.

Durante os primeiros tempos das redes de computadores os diversos fabricantes trabalharam de forma separada no desenvolvimento de suas tecnologias, muitas delas incompatíveis entre si. Com o intuito de padronizar e permitir uma integração entre as diversas tecnologias, organismos internacionais de padronização definiram um modelo de referência para as redes de computadores, conhecido como modelo OSI (Open System Interconnection), com sete camadas de protocolos.

Arquitetura Internet

Com o sucesso da aplicação Web a partir do final dos anos 1990, a Arquitetura Internet, definida pelo IETF (Internet Engineering Task Force) e padronizada em documentos chamados RFC (Request for Comments), tem sido utilizada como padrão de fato para as redes de computadores.

Relação entre Modelo OSI e Arquitetura Internet

Modelo OSI: 7 camadas X Arquitetura Internet: 4 camadas

X

Padronização de redes locais

Na área de redes locais de computadores os esforços de padronização são coordenados pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), através dos padrões IEEE802. Dentre as tecnologias conhecidas para redes locais em uso atualmente, destaca-se:

  • Redes Locais Ethernet: IEEE802-3;
  • Redes Locais Sem Fio: IEEE802-11;
  • Redes Metropolitanas Sem Fio: IEEE802-16;
  • Bluetooth: IEEE802-15.



--Evandro.cantu (discussão) 10h33min de 12 de junho de 2014 (BRT)