Comutação de pacotes x Comutação de circuitos
De Wiki Cursos IFPR Foz
Comutação de pacotes x Comutação de circuitos
Nas redes de computadores se utiliza a comutação de pacotes como tecnologia de comunicação no núcleo da rede, em contraste com as redes telefônicas tradicionais que usam a comutação de circuitos.
- Comutação de circuitos
- Foi por muito tempo a forma de comutação utilizada no sistema telefônico. Quando dois usuários desejavam se comunicar a rede estabelecia um circuito dedicado fim-a-fim entre os dois aparelhos telefônicos. O circuito estabelecido ficava reservado durante toda a duração da conversação.
A comutação de circuitos é ineficiente para ser aplicada nas redes de computadores devido as características do tráfego nestas redes, o qual é caracterizado por um fluxo esporádico de dados, com curtos intervalos de atividade espaçados no tempo, diferente do fluxo contínuo do tráfego telefônico.
- Comutação de pacotes
- Não há estabelecimento de circuito fim a fim entre os dois sistemas terminais que desejam se comunicar. Por exemplo, quando um computador deseja enviar uma informação a outro computador da rede, ele encapsula a informação em um pacotes de dados, inclui o endereço do destinatário e envia pela rede. O pacote será encaminhado de roteador em roteador em função do endereço do destino. Caso o enlace de saída de um roteador de sua rota esteja ocupado, o pacote poderá ser encaminhado por uma rota alternativa ou poderá aguardar a liberação do enlace em uma fila, sofrendo um atraso. Na comutação de pacotes os recursos da rede não são reservados. As mensagens usam os recursos da rede na medida da necessidade, compartilhando os recursos na forma de uma multiplexação estatística.