Laboratório: Comunicação Serial com Arduíno

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Laboratório: Comunicação Serial com Arduíno

Arduíno

O Arduíno é um microcontrolador montado em uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser utilizado em múltiplas aplicações. O Arduíno é facilmente programável e pode ser utilizado para automação de dispositivos eletrônicos, acionamento de motorExemplo.jpges e leds, monitoramento de sensores, construção de protótipos de soluções tecnológicas e um mundo de possibilidades.

Links e referências

Site oficial do Arduíno

Instalação

Para instalação no Ubuntu 12.04:

sudo apt-get install arduino

Ambiente de desenvolvimento do Arduíno

O ambiente de desenvolvimento de software do Arduíno usa uma linguagem de programação própria, baseada na linguagem C.

Os programas fonte são identificados pela extensão .ino.

A própria IDE do Arduíno apresenta vários exemplos de aplicações e programas que ajudam quem está iniciando a programá-lo.

Exercício 1
Programa teste para piscar um led.
Software: Compile e faça o download do programa exemplo blink.ino, disponível na biblioteca de exemplos do ambiente de desenvolvimento do Arduíno.
Hardware: Conecte um led na porta 13 do Arduíno. Atenção! Os leds necessitam de um resistor para limitar a corrente, sob o risco de colocar a saída do Arduíno em curto-circuito (ver http://200.17.101.9/wiki/index.php/Eletr%C3%B4nica#Leds). A porta 13 do Arduíno é a única que tem um resistor interno de proteção.

Comunicação serial no Arduíno

Ver fundamentos da comunicação serial no link: http://www.embarcados.com.br/arduino-comunicacao-serial/


Exercício 2
Programa teste para acender e apagar led a partir do teclado do computador usando comunicação serial via USB.
Software: Compile e faça o download do programa exemplo PhysicalPixel.ino, disponível na biblioteca de exemplos do ambiente de desenvolvimento do Arduíno.
Hardware: Conecte um led na porta 13 do Arduíno.
Exercício 3
Programa para comandar 3 leds (vermelho, amarelo e verde) a partir do teclado do computador usando comunicação serial via USB.
Software: Modifique o programa PhysicalPixel.ino, disponível na biblioteca de exemplos do ambiente de desenvolvimento do Arduíno.
Hardware: Conecte os leds em três portas digitais do Arduíno. Atenção! Os leds necessitam de um resistor para limitar a corrente, sob o risco de colocar a saída do Arduíno em curto-circuito (ver http://200.17.101.9/wiki/index.php/Eletr%C3%B4nica#Leds). A porta 13 do Arduíno é a única que tem um resistor interno de proteção.