Corrente Continua e Corrente Alternada

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Corrente Contínua e Corrente Alternada

Corrente Contínua (CC)

É caracterizada pelo fluxo contínuo de elétrons em um condutor, sempre na mesma direção.

A corrente contínua é gerada por fontes de tensão contínua, como pilhas ou baterias. Por exemplo, uma pilha AA fornece tensão contínua de 1,5 V entre seus terminais positivo e negativo. A bateria de um carro fornece 12 V entre seus terminais positivo e negativo.

Corrente Alternada (CA)

É uma corrente elétrica cujo sentido oscila no tempo.

A corrente alternada é gerada por fontes de tensão alternada, como geradores eletromecânicos. A forma de onda usual da tensão e da corrente alternada é senoidal.

A tensão secundária fornecida pelas concessionárias de energia elétrica é tensão alternada, de 127V/220V (fase-neutro/fase-fase) ou 220V/380V (fase-neutro/fase-fase), dependendo da região.

Período e frequência de uma onda alternada senoidal

O período (T) de uma onda alternada senoidal é o tempo para ocorrência de um ciclo completo, medido em segundos (s).

A frequência (f) é o número de ciclos que ocorrem por segundo, medida em Hertz (Hz).

Relação entre período e frequência:


No Brasil a frequência da tensão e corrente alternada na rede de distribuição é 60 Hz. No Paraguai a frequência utilizada é 50 Hz.

Para visualizar a forma de onda senoidal é necessário um equipamento chamado osciloscópio.

Tensão eficaz e tensão de pico

A tensão alternada e medida através de um equipamento chamado voltímetro. A tensão medida é chamada de tensão eficaz, que é o valor quadrático médio desse sinal elétrico que age sobre os equipamentos. As tensões de 127V e 220V das redes de distribuição são valores de tensão eficaz.

O valor de pico da tensão alternada é dado pela expressão:

Vpico =  . Vef

e corresponde ao ponto mais alto da onda senoidal.

Conversão de corrente alternada em corrente contínua

A tensão e corrente alternada é o tipo de energia elétrica fornecido pela rede de distribuição das concessionárias de energia, nas tensões de 127V ou 220V, dependendo da região. Este nível de tensão é utilizado diretamente pelos eletrodomésticos residenciais, como refrigeradores, aparelhos de arcondicionado, fornos elétricos, chuveiros elétricos, etc.

Equipamentos eletrônicos, utilizam tensão e corrente contínua para alimentar seus circuitos integrados, em níveis mais baixos, como 12V, 9V, 5V, 3V ou outros valores.

A conversão da tensão alternada da rede de distribuição para tensão contínua, envolve dois tipos de equipamentos:

  • Transformadores: Permitem abaixar as tensões da rede de energia para valores menores;
  • Retificadores: São circuitos eletroeletrônicos, construídos com diodos, capazes de retificar o sinal de tensão alternada, convertendo o mesmo em tensão continua.

Na figura, a tensão alternada primeiro é abaixada por meio de um transformador, em seguida é retificada por uma ponte retificadora de diodos e por último a ondulação da onda retificada é filtrada por um capacitor.

Em equipamentos, como por exemplo um computador pessoal, a fonte de alimentação implementa estas funções. A mesma função é realizada pelos carregadores de celulares e outros aparelhos eletrônicos.


--Evandro.cantu (discussão) 10h27min de 12 de junho de 2014 (BRT)