Memorias
Memórias Digitais
- Autoria
- Evandro Cantú / IFPR - Câmpus Foz do Iguaçu
Uma vantagem importante dos sistemas digitais sobre os sistemas analógicos é a capacidade de armazenar informações digitais.
Nos computadores digitais as memórias são um dos principais componentes, juntamente com a CPU (Unidade Central de Processamento) e os dispositivos de entrada e saída.
A memória principal de um computador, conhecida como memória RAM (Random Access Memory), é uma memória semicondutora formada por por um grande número de flip-flops organizados em um único circuito integrado (CI).
Conceitos sobre memórias
- Célula de memória
- Armazena um único bit (0 ou 1). Um flip-flop é um exemplo de uma célula de memória.
- Palavra de memória
- Armazena um grupo de bits. Um registrador é um exemplo de dispositivo que armazena uma palavra de memória. Por exemplo, um registrador de 8 bits armazena uma palavra binária de 8 bits, ou 1 Byte.
- Capacidade de memória
- Indica a quantidade de bits que a memória é capaz de armazenar. É dada pelo produto entre a quantidade de palavras que consegue armazenar e do número de bits de cada palavra. Por exemplo, podemos ter uma memória com 16 palavras de 4 bits, totalizando capacidade de 64 bits. Entretanto, é comum nos referirmos a capacidade de memória em número Bytes, o que indica que a memória armazena palavras de 8 bits. Por exemplo, uma memória de 1k Byte, consiste de 1014 palavras de 1 Byte.
- Exercício
- Suponha que um CI de memória armazene 8k Bytes. Qual a quantidade de palavras que ele consegue armazenar? Quantos bits tem cada palavra? Qual o total de bits que esta memória armazena?
- Endereço de memória
- Número que indica a posição de uma palavra na memória. Normalmente o endereço é dado em binário, mas para facilitar podemos indicar em hexadecimal ou decimal. A capacidade de endereçamento é em geral múltiplo de 2n, em função do número de bits de endereço do decodificador de memória. Por exemplo, mamória de 1k (210 ou 1024 palavras), 2k (211 ou 2048 palavras), ..., 1M (220 ou 1.048.576 palavras).
- Leitura de um dado na memória
- É a operação de recuperação de um dado armazenado em uma dada posição de memória.
- Escrita de um dado na memória
- É a operação de gravação de um dado em uma dada posição de memória.
Circuito de Memória
Um circuito de memória possui um conjunto de pinos para as entradas de endereço, que fornecem o endereço onde o dado será escrito ou lido. Um conjunto de pinos para a entrada/saída dos dados, os quais podem ser compartilhados. E, um conjunto de pinos com entradas de controle, indicando o tipo de operação a ser realizada na memória (leitura ou escrita) e habilitação do circuito de memória.
Referências
TOCCI, R.J.; WIDMER, N.S.; MOSS, G.L. Sistemas Digitais: princípios e aplicações, São Paulo: Pearson, 2011.