Memorias

De Wiki Cursos IFPR Foz
Revisão de 20h07min de 7 de abril de 2014 por Evandro.cantu (discussão | contribs) (Criou página com '=Memórias Digitais= ;Autoria: Evandro Cantú / IFPR - Câmpus Foz do Iguaçu ---- Uma vantagem importante dos '''sistemas digitais''' sobre os sistemas analógicos é a ca...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Memórias Digitais

Autoria
Evandro Cantú / IFPR - Câmpus Foz do Iguaçu

Uma vantagem importante dos sistemas digitais sobre os sistemas analógicos é a capacidade de armazenar informações digitais.

Nos computadores digitais as memórias são um dos principais componentes, juntamente com a CPU (Unidade Central de Processamento) e os dispositivos de entrada e saída.

A memória principal de um computador, conhecida como memória RAM (Random Access Memory), é uma memória semicondutora formada por por um grande número de flip-flops organizados em um único circuito integrado (CI).

Conceitos sobre memórias
Célula de Memória
Armazena um único bit (0 ou 1). Um flip-flop é um exemplo de uma célula de memória.
Palavra de Memória
Armazena um grupo de bits. Um registrador é um exemplo de dispositivo que armazena uma palavra de memória. Por exemplo, um registrador de 8 bits armazena uma palavra binária de 8 bits, ou 1 Byte.
Capacidade de Memória
Indica a quantidade de bits que a memória é capaz de armazenar. É dada pelo produto entre a quantidade de palavras que consegue armazenar e do número de bits de cada palavra. Por exemplo, podemos ter uma memória com 16 palavras de 4 bits, totalizando capacidade de 64 bits. Entretanto, é comum nos referirmos a capacidade de memória em número Bytes, o que indica que a memória armazena palavras de 8 bits. Por exemplo, uma memória de 1k Byte, consiste de 1014 palavras de 1 Byte. Normalmente as memórias são múltiplos de 1024.

Referências

TOCCI, R.J.; WIDMER, N.S.; MOSS, G.L. Sistemas Digitais: princípios e aplicações, São Paulo: Pearson, 2011.