Padronização dos Protocolos de Redes
Arquitetura Internet
A interconexão de computadores em rede envolve meios de transmissão, conectores e equipamentos físicos, que formam o hardware de rede, e também protocolos de comunicação, que formam o software de rede.
Durante os primeiros tempos das redes de computadores os diversos fabricantes trabalharam de forma separada no desenvolvimento de suas tecnologias, muitas delas incompatíveis entre si. Com o intuito de padronizar e permitir uma integração entre as diversas tecnologias, organismos internacionais de padronização definiram um modelo de referência para as redes de computadores, conhecido como modelo OSI (Open System Interconnection), com sete camadas de protocolos.
Todavia, o modelo OSI não teve sucesso comercial, uma vez que poucos produtos seguiram a risca as recomendações do modelo.
Com o sucesso da Web a partir do final dos anos 1990, o modelo de interconexão de rede da Internet, definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force), tem sido utilizado como padrão de fato para as redes de computadores.
Modelo OSI: 7 camadas (Modelo OSI na Wikipédia) X Modelo Internet: 4 camadas X
- Autoria
- Evandro Cantú / IFPR - Câmpus Foz do Iguaçu