Portfólio: Karol com J

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Portfólio: Karol com J

Curso
Licenciatura em Física
Disciplina
Informática Aplicada ao Ensino de Física
Professor
Evandro Cantú
Equipe
  • Karol Isabelle Pereira
  • Júlio César Cardoso Vicente

Experimento Tempo de Reação Humana

  • Os objetivos desse experimento era determinar o tempo de reação humana com resultados a partir de um movimento de queda livre para o experimento 1, e o tempo de reação humana de um grupo de 15 pessoas para o experimento 2.
Relatório de Mecânica

Gráfico com a Planilha de Cálculos

Gráficos Karol

Gráficos Karol com K

Gráficos Julio

Gráficos Julio com K

Experimento: Velocidade Média e Velocidade Instantânea

Introdução

É tido como um dos inúmeros objetivos da física o estudo do movimento dos objetos: a rapidez com que se movem, como exemplo, ou a distância percorrida em um certo intervalo de tempo. (Walker, 2016). [1] [2]

Velocidade Média e Instantânea

A velocidade é uma grandeza vetorial, deste modo possui um módulo e uma orientação (direção e sentido), e pode também ser representada por componentes. Se um corpo se move de um ponto a outro no espaço, é possível calcular a “rapidez”, com que este corpo se move. Pode-se definir duas grandezas que expressam essas “rapidez” de um movimento: velocidade média e velocidade instantânea. No caso de um movimento bidimensional e tridimensional, deve- se considerar essas grandezas como vetores e utilizar a notação vetorial. (Walker, 2016).

No caso da velocidade média podemos ter como a razão entre o deslocamento (ΔS), do corpo e o intervalo de tempo (Δt), durante o qual esse deslocamento ocorreu.

Sendo expressa da seguinte forma:

v_méd= =

Pela notação temos que s0 é a posição ocupada pelo corpo no instante t1, e S no instante t. A unidade da velocidade média que se faz uso no SI é o metro por segundo (m/s).

Já no caso da velocidade instantânea, ela é obtida a partir da velocidade média reduzindo o intervalo de tempo (Δt) até torná-lo próximo de zero. Quando Δt diminui, a velocidade média se aproxima cada vez mais de um valor limite, que é a velocidade instantânea. (Walker,2016). Sendo expressa da seguinte forma:

v=  =Falhou ao verificar gramática (MathML com retorno SVG ou PNG (recomendado para navegadores modernos e ferramentas de acessibilidade): Resposta inválida ("Math extension cannot connect to Restbase.") do servidor "https://wikimedia.org/api/rest_v1/":): {\displaystyle \lim_{\Delta t\to\0}\frac{\Delta S}{\Delta t}}
 =.

Pela notação, observe que v, é a taxa com a qual a posição S, está variando com o tempo em um dado instante, isto é, v é a derivada de S em relação a t. A unidade utilizada é (m/s).

Objetivos

Os objetivos deste experimento experimental são: analisar o movimento de uma bolinha ao descer a calha e calcular a velocidade média, elaborar um procedimento experimental para estimar a velocidade instantânea.

Materiais e Procedimentos

Resultados e Discussão

Conclusão

O concluso relatório, apresentou de modo coeso, um método satisfatório para obtenção de dados na análise de um sistema de deslocamento, o grupo salientou a realização do experimento da forma mais satisfatória dentro de suas limitações, a precisão do experimento está está inteiramente calcada aos materiais alternativos utilizados, se comparado com práticas experimentais com o auxílio de instrumentos mais adequados o experimento pode conter incongruências devido não somente a falta de materiais adequados mas também a falta de experiência do grupo. Tendo em vista obter uma melhor aproximação dos valores apresentados no sistema, avaliando o conjunto de 10 medições de modo a minimizar os possíveis erros, o presente relatório está perfeitamente amparado no que diz respeito à, compreender o movimento e atestar a confiabilidade do mesmo no sistema, à ponto de entender seu comportamento ecumênico.

Referências Bibliográficas

Tópico 1 : Plano Inclinado

Introdução ao tema

Formulação

Desenho

Experimento

Referências

  1. HALLIDAY, David; RESNIK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física, 10 ed. LTC, 2016.
  2. TIPLER, Paul, A; MOSCA, Gene. Física para Cientistas e Engenheiros, 5 ed. LTC, 2006.