Medicao de Energia Eletrica Utilizando Microcontrolador

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Medição da Energia Elétrica em Ponto de Consumo

Projeto Integrador do TADS - 2018

Alunos
Kaio Rocha Aguiar, Luis Felipe Miglioli De Oliveira, William Schwaab
Orientador
Evandro Cantú
Colaborador
Charles Buzanello

Objetivo

O objetivo deste projeto é construir um dispositivo para a medição da energia elétrica de um ponto de consumo utilizando um microcontrolador e transmitindo dados via rede sem fio a um Web Server. O sistema deve realizar a medição periódica de dados de tensão e corrente elétrica instantâneos fornecido pelo ponto de consumo. A partir dos dados medidos calcula-se a potência instantânea de geração, a qual deve ser armazenada em um banco de dados com a marca de tempo de cada medição. Para a obtenção da energia produzida em um período de tempo, um algoritmo deve fazer a integração das potências instantâneas geradas ao longo do período considerado e calcula a energia em quilowatts-hora.

Sensor de Corrente ACS712

O sensor de corrente ACS712 é um sensor de efeito hall, capaz de medir correntes instantâneas de -30 A a 30 A (há modelos que medem de -20 A a 20 A e -5 A a 5 A).

A saída do sensor é ligada em uma entrada analógica do Arduíno devolvendo valores de 0 V a 5 V, para correntes entre -30 A a 30 A respectivamente, com passos de 66 mV/A. Para os sensores de 20 A e 5 A os passos são 100 mV/A e 185 mV/A, respectivamente. Para uma corrente de 0 A a tensão na entrada analógica é 2,5 V, chamada de tensão de offset.

Leitura da corrente pelo sensor analógico
A função map permite mapear diretamente o valor digital (0 a 1023) lido pelo sensor analógico (A0) diretamente em valores de corrente (-30 A a 30 A):
int valorSensor = analogRead(A0);
int corrente = map(valorSensor, 0, 1023, -30, 30);
// mostrar valor da corrente lido pelo sensor

Corrente Alternada

A leitura do corrente pelo sensor ACS712 é instantânea. Portanto, para medição de corrente alternada é necessário fazer amostragens em todo o ciclo da senóide da corrente alternada e depois calcular a corrente eficaz.

Corrente eficaz
É a corrente que equivaleria a corrente contínua sobre uma carga. A corrente eficaz é dada pela expressão:

Portanto, deve-se implementar um algoritmo que faça amostragens do valor da da corrente alternada e determine a corrente de pico, a partir do qual pode-se então determinar a corrente eficaz.
Frequência e período
A corrente alternada na rede de distribuição de energia elétrica no Brasil utiliza uma frequência de 60 Hz.
A relação entre frequência (f) e o período (T) em segundos é:

Logo, o período de um ciclo completo da corrente alternada é de 16,67 ms.
Algumas referências
  • [1] Implementa um algoritmo que realiza 300 medições da corrente instantânea, espaçadas a cada 0,6 ms, encontra o valor de pico da corrente e calcula a corrente eficaz.
  • [2] Utiliza a biblioteca Emolib (Arduino Energy Monitoring Library) [3], baseada na organização OpenEnergyMonitor[4]. A biblioteca Emolib possui funções prontas para realizar a amostragem da corrente alternada e fornecer o valor eficaz. Este autor realiza amostras em 20 ciclos completos da corrente.

Referências

  1. DEMETRAS, Ezequiel. Módulo ACS712 – Medindo Corrente Elétrica Alternada e Contínua com Arduino, Vida de Silício. Acesso em março de 2018. https://portal.vidadesilicio.com.br/acs712-medindo-corrente-eletrica-alternada-continua/
  2. AMARAL, Aroldo. Medidor de corrente AC com ACS712 e Emonlib, Felipe Flop. Acesso em março de 2018. https://www.filipeflop.com/blog/medidor-de-corrente-ac-acs712-emonlib/
  3. https://github.com/openenergymonitor/EmonLib
  4. https://openenergymonitor.org/