Roteamento em redes de pacotes
Roteamento em redes de pacotes
O roteamento de pacotes na rede Internet é conhecido como roteamento de datagramas, na qual os pacotes que chegam a um roteador são encaminhados em função do endereço do destino.
- Analogia com os Serviços Postais
- De modo genérico as redes baseadas em datagramas são análogas aos serviços postais.
- Quando alguém vai enviar uma carta a um destinatário, o mesmo coloca a carta em um envelope e escreve o endereço postal do destinatário e do remetente sobre o envelope. O endereço postal inclui o CEP (Código de Endereçamento Postal), organizado de acordo com uma estrutura hierárquica em função do estado, da cidade, da rua e do número da casa do destinatário.
- Por exemplo, se alguém de Foz do Iguaçu enviar uma carta para um colega que mora em Paris, na França, ele deve colocar a carta em um envelope, escrever o endereço do destinatário e levar a agência postal próxima de seu bairro. Na agência local a carta é examinada em função do endereço do destino. Como o destino é o exterior a agência local direciona a carta para a agência central do estado do Paraná, situada em Curitiba. Nesta agência, a carta é reexamidada e reencaminhada para o centro postal do Brasil (por exemplo, situado em São Paulo). O centro postal do Brasil vai então redirecionar a carta para a agência central da França, que tratará de encaminhá-la até a agência próxima do endereço do destinatário. Está última agência, por sua vez, vai repassar a carta ao carteiro para entregar no endereço do destinatário.
- Em cada agência postal a carta passou por um processo de triagem e encaminhamento em direção ao destino. No processo de triagem as cartas são separadas em função do endereço destino e o encaminhamento é feito em função de tabelas de encaminhamento que relacionam, para cada destino, a próxima agência que a carta deve ser enviada para que o destino final seja atingido.
Redes baseadas em datagramas
Numa rede baseada em datagramas, cada pacote atravessa a rede contendo no cabeçalho o endereço destino, o qual também é organizado em uma estrutura hierárquica. Quando o pacote chega a um roteador, o mesmo examina uma parte do endereço e o encaminha ao próximo roteador. No próximo roteador o processo se repete.
Internet
Na Internet a comutação de datagramas é implementada pelo protocolo IP, o qual é o responsável por estabelecer a rota pela qual seguirá cada pacote na malha de roteadores. Esta rota é construída tendo como base o endereço de destino de cada pacote, conhecido como endereço IP.
O serviço de comunicação por datagramas oferecido pelo protocolo IP é conhecido como serviço melhor esforço (best effort), uma vez que não há garantia que o dado chegue ao destino. Este serviço envolve cada roteador no caminho entre o computador origem e o destino da comunicação.
--Evandro.cantu (discussão) 15h36min de 20 de fevereiro de 2015 (BRST)