Portfólio: Caveira

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Portfólio: Caveira

Curso
Licenciatura em Física
Disciplina
Informática Aplicada ao Ensino de Física
Professor
Evandro Cantú
Equipe
  • Tiago Canzi
  • Valeria Cristina

Atividade 1: O futuro da Internet

O futuro da humanidade esta na internet e em todas as formas de qualidade de vida que ela nos proporciona, haverá um dia onde ela sera tao eficiente e tecnologicamente confiante que ela sera quase uma baba de adultos, ao olharmos para trás vemos o quanto a internet colaborou para evolução do homem e suas tecnologias.Com o surgimento da internet abriu um leque de de oportunidades para novas descobertas, você já parou para pensar se a evolução do homem teria chegado ate aqui do jeito que esta sem a internet? No vídeo a seguir mostra a evolução da internet nos últimos cinco anos:

Através dessa evolução em cinco anos podemos imaginar e viajar como sera o futuro da internet.Jimmy Wales e Bill Gates fala sobre suas previsões de como sera o futuro da internet.

Como a tecnologia vai mudar nosso comportamento

A popularização da tecnologia e da internet somadas a total integração dos computadores com a nossa vida já mudou o mundo de maneira irreversível, e vai continuar mudando radicalmente a maneira como nos comportamos nos próximos anos.

Algumas tendências já estão acontecendo e você já consegue sentir no dia-a-dia. A onipresença da internet móvel, os computadores de bolso – tablets e celulares – e gadgets são algumas das grandes apostas. Mas a verdade é que esses equipamentos são só uma consequência do avanço tecnológico e de como a web está cada vez mais entrelaçada com as nossas vidas pessoais e profissionais. Em breve, a internet simplesmente existirá e não será mais uma coisa à qual você se conecta, como a energia elétrica da sua casa que está sempre ali. Integrada a todos os equipamentos da sua casa, todos seus bens, ao espaço urbano e aos ambientes que você visita, é possível imaginar como a rede pode revolucionar completamente nossa relação consigo mesmo e com o mundo.

Um computador, assim como um tablet ou um celular, são apenas interfaces que nos conectam à rede. Isso significa que na medida em que eles diminuem e se integram ao nosso corpo, a internet se tornará invisível. Isso vai mudar até nossa relação com o espaço urbano e principalmente com a privacidade, de acordo com Bia Granja, co-fundadora do youPIX e especialista em cultura digital e interatividade.

Você se sente invadido na sua privacidade quando usa o Facebook ou o Instagram para registrar seu dia-a-dia ou quando faz check-in no Foursquare e seus amigos passam a saber onde você está? A maioria de nós não se sente. Nossa relação com o que é privacidade já mudou e, em breve, o conceito deve se diluir ainda mais.

O empresário Ian Black, diretor da New Vegas, agência de mídias sociais, concorda. Ele diz que quando anuncia vagas na empresa, não se importa com o estudo formal do candidato. “O que importa é o que elas sabem e o que viveram. As pessoas se preocupam demais com os 4 anos de uma faculdade e esquecem que antes disso as pessoas já estudaram no mínimo 12 anos de forma regular, o que já é de grande ajuda para a formação profissional do indivíduo”, explica.

Agora imagine todas essas mudanças influenciando nosso cotidiano. As pessoas estudando e trabalhando em casa, vivendo mais a cidade em horários diversos, com mais qualidade de vida. Indivíduos vão quantificar seus dados de saúde no dia-a-dia, com aparelhos implantados embaixo da pele, e esses dados serão enviados automaticamente para o seu médico de confiança, que vai alertar a hora de fazer checkup. Quando os aparelhos diminuírem tanto a ponto de serem invisíveis – como um pequeno aparelhinho implantando no cérebro ou dentro da orelha – nos comunicaremos com eles não através de um teclado, mas de comandos de voz, e daqui a 50 anos crianças vão olhar para um mouse assim como as de hoje olham para um disquete. O futuro promete.

Comentários
Encontraram um bom vídeo sobre o futuro da internet. Entretando, esperava um texto com impressões pessoais sobre o que foi lido, não extratos da Internet.--Evandro.cantu (discussão) 10h16min de 29 de outubro de 2015 (BRST)

Atividade2: Mapa conceitual

lançamento de projétil

Ficou bom o mapa, apesar de não termos conseguido reduzir seu tamanho. --Evandro.cantu (discussão) 09h03min de 10 de dezembro de 2015 (BRST)

Atividade3: Integração na Wiki com mapas conceitual

Formulas na wiki

Equação do movimento uniformente acelerado

Coeficiente de Pearson


Formula da Aceleração

TabelaS

Tabela de Deslocamento

no y (m) t2 (s2)
1 0,20 0,02
2 0,40 0,05
3 0,60 0,07
4 0,80 0,10

Desenho

Lançamento de Projetil

Atividade 4: Scratch

Movimento Retilíneo Uniforme

Arquivo:Lançamento Obliquo Caveira.sb

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Arquivo:Caveira.sb

Lançamento Oblíquo no vácuo

Referências