Eficiencia Energetica: mudanças entre as edições
Linha 4: | Linha 4: | ||
==Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica== | ==Alguns Fundamentos== | ||
===Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica=== | |||
;Geração: A '''energia elétrica''' usada nas residências geralmente é '''gerada''' em lugares distantes dos pontos de consumo, em '''usinas hidrelétricas''', '''termoelétricas''', '''eólicas''' ou '''termo nucleares'''. | ;Geração: A '''energia elétrica''' usada nas residências geralmente é '''gerada''' em lugares distantes dos pontos de consumo, em '''usinas hidrelétricas''', '''termoelétricas''', '''eólicas''' ou '''termo nucleares'''. |
Edição das 14h43min de 12 de setembro de 2024
Eficiência Energética
Um Programa de Eficiência Energética (PEE) é uma iniciativa que busca reduzir o consumo de energia elétrica, melhorar a utilização dos recursos energéticos e minimizar o impacto ambiental associado à geração e uso da energia.
Alguns Fundamentos
Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica
- Geração
- A energia elétrica usada nas residências geralmente é gerada em lugares distantes dos pontos de consumo, em usinas hidrelétricas, termoelétricas, eólicas ou termo nucleares.
- Transmissão
- Uma vez gerada, a energia elétrica deve ser transportada até os locais de consumo, através de linhas de transmissão. As linhas de transmissão geralmente percorrem grandes distâncias e transportam energia em alta tensão.
- Distribuição
- A rede de distribuição é a responsável pela entrega da energia elétrica nas unidades consumidoras, utilizando média tensão ou baixa tensão.
Tensões utilizadas no Brasil
- Alta Tensão
- Transmissão de Energia
- Trifásica: 69kV a 800KV
- Média Tensão
- Distribuição Urbana
- Trifásica: 13,8kV
- Baixa Tensão
- Distribuição residencial COPEL
- Monofásica: 127V (fase - neutro)
- Bifásica: 220V (fase - fase)
RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO!!!
Cuitado com a ligação incorreta de equipamentos!!!
Corrente Alternada e Corrente Contínua
- Corrente Alternada (CA)
- É uma corrente elétrica cujo sentido oscila no tempo, com uma frequência constante, e apresenta uma forma onda senoidal.
É a forma da corrente/tensão fornecida pela COPEL aos consumidores residenciais.
- Corrente Contínua
- É caracterizada pelo fluxo contínuo da corrente elétrica em um condutor, sempre na mesma direção.
Exemplos:
- Pilha AA: 1,5 V
- Carregador USB: 5 V
- Bateria de um carro: 12 V
Grandezas Elétricas
- Circuito elétrico
- É formado por uma fonte de tensão, uma carga (ou resistência) e fios condutores. Nestes elementos, três grandezas elétricas estão envolvidas:
- Tensão elétrica: Unidade Volts (V);
- Corrente elétrica: Unidade Amperes (A);
- Resistência elétrica: Unidade Ohms (Ω).
- Circuito elétrico elementar
- Lei de Ohm
- Estabelece a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica.
V = R . I
- Potência elétrica
- A potência elétrica indica a quantidade de energia utilizada em um dado tempo em um circuito. Unidade Watts (W).
P = V . I
- Energia elétrica
- A energia elétrica é a potência elétrica demandada por uma carga durante uma unidade de tempo.
As concessionárias de energia normalmente medem a energia elétrica em kWh. No caso, o consumo de 1 kWh significa que a carga com potência de 1 kW ligada durante 1 hora.
Iluminação Elétrica
- Lâmpadas com filamento
- Usa o efeito Joule, ocasionado pela corrente elétrica circulando na resistência da lâmpada para aquecê-la e torná-la incandescente. Alto consumo de energia.
- Lâmpadas fluorescentes
- Usam a ionização de átomos de gás argônio ou de vapor de mercúrio confinados no seu interior para produzir luz. Médio consumo de energia.
- Lâmpadas de led
- Um led (diodos emissores de luz) é construído com materiais semicondutores, que emitem fotons (luz) quando percorridos por corrente elétrica. Baixo consumo de energia.
Programa de Eficiência Energética
Um Programa de Eficiência Energética (PEE)[1] é uma iniciativa que busca reduzir o consumo de energia elétrica, melhorar a utilização dos recursos energéticos e minimizar o impacto ambiental associado à geração e uso da energia.
Um PEE pode envolver várias iniciativas, como:
- Melhorar eficiência energética dos equipamentos elétricos, substituindo equipamentos antigos por outros mais eficientes;
- Racionalizar o uso de equipamentos que consomem energia elétrica;
- Instalar micro geração distribuída de energia, como geradores eólicos ou painéis fotovoltáicos.
Eficientização Energética das Instalações do IFPR
O projeto de Eficientização Energética das Instalações do IFPR - Campus Foz do Iguaçu[2] foi iniciado em 2019 visando melhorar a eficiência energética dos sistemas condicionamento ambiental e de geração de energia elétrica a partir de fontes incentivadas, através da substituição dos equipamentos antigos por modelos mais eficientes e instalação de módulos geradores fotovoltaicos e inversores para integração com a rede de distribuição.
Iniciativas realizadas no IFPR
- Iluminação eficiente
- Instalação de lâmpadas de LED, as quais consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil maior comparada às lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
- Condicionamento de ar mais eficiente
- Substituição de aparelhos de condicionamento de ar antigo por aparelhos novos, mais eficientes, com selo do PROCEL.
- Instalação de painéis fotovoltáicos
- Estão previstas a instalação de três usinas geradoras de energia solar fotovoltáica, duas já instaladas, uma no Bloco Administrativo e outra no novo Bloco de Laboratórios, e uma terceira será instalada no Ginásio de Esportes.
Dicas para economia de energia nas instalações do IFPR
- Instalação de sensores de presença
- Em áreas de uso esporádico, como banheiros, corredores e salas de reunião, usar sensores de presença para apagar as luzes automaticamente quando não há ninguém no local.
- Instalação de sensores de luminosidade e temporizadores
- Em áreas externas, calçadas, jardins, estacionamento, usar sensores de luminosidade e temporizadores para acender/apagar as luzes automaticamente em função da luminosidade e do horário.
- Realizar manutenção regular dos aparelhos de ar-condicionado
- A limpeza dos filtros do ar-condicionado regularmente e realizar manutenções para garantir o bom funcionamento ajuda a evitar desperdícios de energia.
- Gestão de Energia
- Realizar periodicamente auditorias energéticas, através de profissionais para fazer um diagnóstico energético do ambiente de trabalho e identificar áreas de melhoria.
- Monitorar o consumo, através do uso de medidores inteligentes para acompanhar o consumo de energia em tempo real e identificar picos de uso que possam ser corrigidos.
- Incentive a conscientização através da ŕpmoção de campanhas internas de conscientização sobre a importância do uso racional da energia.
Dicas aos usuários para economia de energia no ambiente de trabalho
Reduzir o consumo de energia elétrica no ambiente de trabalho não só ajuda a diminuir custos, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental [3].
Algumas dicas práticas para implementar no dia a dia:
- Contribua com a iluminação eficiente
- Reduza a necessidade de iluminação artificial, aproveitando a luz natural, sempre que possível abrindo as persianas e cortinas para aproveitar a luz do dia.
- Racionalize o uso de equipamentos eletrônicos
- Desligue os equipamentos quando não estiver usando, incluindo desligar monitores, computadores, impressoras e outros equipamentos quando não estão em uso, especialmente durante a noite e nos finais de semana.
- Use o modo de economia de energia, configurando computadores, monitores e impressoras para entrarem automaticamente em modo de economia de energia após um período de inatividade.
- Racionalize o uso do condicionamento de ar
- Regule a temperatura adequadamente, ajuste o termostato para uma temperatura confortável (em torno de 23-24°C no verão). Evite temperaturas muito baixas ou altas, que aumentam o consumo desnecessariamente.
- Use cortinas e persianas: Fechar cortinas e persianas em horários de sol intenso ajuda a manter a temperatura interna mais amena, reduzindo a carga sobre o ar-condicionado.
Dicas para economia de energia no ambiente residencial
Para o ambiente residencial valem as mesmas dicas sugeridas para o ambiente de trabalho, incluindo outras iniciativas.
- Aquecimento de água
- Instalar aquecedores de água através de placas solares, que aquecem a água utilizando diretamente o calor do sol, sem utilizar energia elétrica.
- Opte por fontes de energia mais baratas, como aquecimento a gás.
- Uso da água quente
- Reduza o tempo no chuveiro.
- Regule adequadamente a temperatura do chuveiro ou torneira elétrica.
- Repare vasamentos.
- Fornos, fogões e ferros elétricos
- São equipametos com alto consumo de energia. Aquecem baseado no efeito Joule, ocasionado pela corrente elétrica circulando em uma resistência, portanto, racionalize seu uso.
- Opte por fornos e fogões que utilizem energia mais barata, como fornos e fogões a gás.
- Aquecedores
- Também são equipamentos com alto consumo de energia. No inverno utilize de maneira racional, mantendo as janelas fechadas para não haver perdas de calor.
Referências
- ↑ https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/programa-de-eficiencia-energetica
- ↑ IFPR. Eficientização das Instalações do Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu, Chamada Pública PEE COPEL 002/2019.
- ↑ https://www.copel.com/site/webseries/ecoeficiencia/
Evandro.cantu (discussão) 14h32min de 11 de setembro de 2024 (UTC)