Computacao em Nuvem: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 12: Linha 12:
;SaaS (Software como Serviço): Quando se acessa um software na nuvem, como por exemplo serviços como Google Docs, Skype, Whatsapp, etc.
;SaaS (Software como Serviço): Quando se acessa um software na nuvem, como por exemplo serviços como Google Docs, Skype, Whatsapp, etc.


===''Fog Computing''===
==Computação em Névoa (''Fog Computing'')===


Refere-se a uma plataforma integrada de computação, armazenamento e serviços de rede que são altamente distribuídos e virtualizados. Esta plataforma pode ser estendida até a localidade dos dispositivos de IoT e ''gateways'', trazendo serviços de computação próximo ao local onde são produzidos (p.ex. sensores) ou consumidos (p. ex. atuadores).
O termo '''computação em névoa''' refere-se a uma plataforma integrada de computação, armazenamento e serviços de rede que são altamente distribuídos e virtualizados.  
 
No caso de aplicações de '''Internet das Coisas''', por exemplo, a '''computação em névoa''' pode ser estendida até a localidade dos dispositivos de IoT e ''gateways'', trazendo serviços de computação próximo ao local onde são produzidos (p.ex. sensores) ou consumidos (p. ex. atuadores).


===[[Docker]]===
===[[Docker]]===

Edição das 19h51min de 28 de junho de 2021

Computação em Nuvem

Computação em nuvem se refere a um modelo que provê acesso sobre demanda a recursos computacionais disponíveis através da rede Internet.

Categorias de serviços de computação em nuvem (Clould Computing)

IaaS (Infraestrutura como Serviço)
Quando se contrata serviços em nuvem que envolvem uma capacidade de hardware, como processamento, memória e armazenamento, ou outros elementos como servidores, roteadores, racks, enlaces físicos, etc.
PaaS (Plataforma como Serviço)
Quando se contrata um ambiente em nuvem no qual os usuários podem construir e fornecer aplicativos, sem se preocupar com a infraestrutura subjacente.
SaaS (Software como Serviço)
Quando se acessa um software na nuvem, como por exemplo serviços como Google Docs, Skype, Whatsapp, etc.

Computação em Névoa (Fog Computing)=

O termo computação em névoa refere-se a uma plataforma integrada de computação, armazenamento e serviços de rede que são altamente distribuídos e virtualizados.

No caso de aplicações de Internet das Coisas, por exemplo, a computação em névoa pode ser estendida até a localidade dos dispositivos de IoT e gateways, trazendo serviços de computação próximo ao local onde são produzidos (p.ex. sensores) ou consumidos (p. ex. atuadores).

Docker

Página Wiki sobre contêineres Docker.

Docker é um contêiner, que é uma unidade padronizada de software que permite aos desenvolvedores isolar suas aplicações do meio no qual vai rodar.

Como afirma [1], os contêineres são fundamentais para implementar instâncias em sistemas de para cloud computing ou fog computing. Os contêineres são tecnologias de virtualização operando no nível do sistema operacional, incluindo somente a parte do sistema operacional e bibliotecas necessárias para rodar a aplicação desejada.

Sistemas Operacionais para dispositivos de IoT

Alpine Linux

Distribuição Linux minimalista, simples e segura (Alpine: Small. Simple. Secure.), ideal para dispositivos embarcados com hardware reduzido.

Ver exemplo de uso do Alpine no Docker.

Contiki

Sistema operacional dedicado a microprocessadores de baixo poder de processamento e memória, com foco nos dispositivos de IoT com comunicação sem fio e baixo consumo de energia. Suas principais características incluem métodos eficientes de alocação de memória e comunicação IP e baixo consumo de energia. Possui implementações dos protocolos CoAP e MQTT [2].

Ver exemplo de uso do Contiki no Docker.

Google Could IoT

O Google Cloud IoT é um conjunto completo de ferramentas para conectar, processar, armazenar e analisar dados no perímetro e na nuvem. A plataforma consiste em serviços em nuvem escalonáveis e totalmente gerenciados. Uma pilha de software integrada para computação no perímetro e no local com recursos de machine learning para todas as suas necessidades de IoT.

FireBase

O Firebase é uma plataforma de computação em nuvem para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e para Web, mantida pela Google.

Firebase Realtime database
Implementa um banco de dados NoSQL que fornece as aplicações clientes atualizações em tempo real (“realtimeupdates) quando os dados mudam na base de dados.

Operações básicas no banco de dados:

  • set() - Salva dado em uma referência específica, substituindo o valor anterior.
  • push() - Adiciona dado em uma lista de valores.
  • once() - Lê dado de uma referência e acompanha qualquer mudança no mesmo.
Interação do Firebase com Node-RED
Ver Node-RED.

AWS

AWS é uma plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.com.

Uso do AWS para rodar Node-RED
Ver Node-RED.

Digital Ocean

Digital Ocean é uma plataforma de serviços de computação em nuvem com vários produtos disponíveis, como máquinas virtuais, contêineres, banco de dados, plataformas para aplicações e outros.

Fiware

Fiware é uma plataforma open source voltada ao desenvolvimento de soluções inteligentes utilizando IoT.

Possui diferentes módulos para facilitar o desenvolvimento de aplicações, como por exemplo:

  • Context Broker: permite contextualizar a informações recebidas de modo escalável e independente da fonte de informação através de uma API REST.
  • IoT Agents: realizam a interação com os objetos uma vez que podem estar em ambientes heterogêneos e rodarem diferentes protocolos.
  • Fiware Store: Banco de dados.


Referências

  1. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas FromHypeToReality
  2. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IoT5days

Evandro.cantu (discussão) 16h47min de 28 de junho de 2021 (-03)