GuiaGuide: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 23: Linha 23:
=Problemas=
=Problemas=


* Escassez de informações de regiões turísticas regionais e seus atrativos, segmentadas por cidade, ponto turístico e/ou categoria.
* Escassez de informações de regiões turísticas regionais e seus atrativos, segmentadas por cidade, ponto turístico e/ou categoria;
* Falta de informações sobre profissionais Guias de Turismo ativos em determinadas regiões ou pontos turísticos.
* Falta de informações sobre profissionais Guias de Turismo que atuem em determinadas regiões ou pontos turísticos;
* Dificuldade de encontrar um Guia de Turismo que não seja por intermédio de empresas.
* Dificuldade de encontrar um Guia de Turismo que não seja por intermédio de empresas;
* Dificuldade em contratar pequenos serviços prestados por Guias de Turismo.
* Dificuldade em contratar pequenos serviços prestados por Guias de Turismo;
* Escassez de ferramenta web dedicada ao profissional Guia de Turismo, para a divulgação de seus serviços;

Edição das 16h12min de 29 de agosto de 2018

Equipe

Professores/Orientadores
  • Alcione Benacchio
  • Wellington Oliveira
Alunos
  • Ederson Luiz Knoll
  • Gustavo Mendes Ferreira
  • Rodrigo Dantas Teixeira


Introdução

O turismo no Brasil vem destacando-se no cenário mundial. De acordo com Oliveira (2017), em uma comparação entre 136 países em que foram analisadas 14 dimensões do turismo o Brasil aparece na 27º colocação, segundo o Ranking de Competitividade de Viagens e Turismo divulgado em 2017 pelo Fórum Econômico Mundial, sendo o primeiro da América do Sul na pesquisa, e o primeiro do mundo no quesito recursos naturais. Concomitante a divulgação deste relatório segundo a Agência de Notícias do Turismo (2017), o Governo Federal anunciou um pacote de medidas para desenvolver o setor de turismo no país implantando assim o programa Brasil + Turismo que busca principalmente um melhor aproveitamento de nosso potencial turístico tendo como uma de suas metas alcançar 12 milhões de turistas estrangeiros anuais até 2022, além de incentivar também o turista local.

Neste cenário em expansão, um profissional imprescindível para consolidação desse crescimento é o Guia de Turismo. Conforme o artigo primeiro da Lei 8.623 (BRASIL, 1993) o exercício da profissão de Guia de Turismo é regulamentada e o profissional deve possuir curso técnico de formação em Guia de Turismo além de estar habilitado no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos - CADASTUR.

Dentre as principais atribuições deste profissional podemos destacar: atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas, dentre outras.

Objetivo

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema web para divulgação dos principais pontos turísticos regionais, com o intuito de fomentar principalmente a atividade do profissional Guia de Turismo que atua nessas regiões, através de uma plataforma em que é possível a divulgação de seus serviços para um público segmentado e com interesses bastante definidos. Esse público será naturalmente composto por pessoas interessadas em viagens a passeio, turismo de compras, turismo de aventura, turismo rural, turismo histórico e cultural, dentre outros seguimentos. Além de proporcionar ferramentas para que o Guia de Turismo exponha sua atividade profissional e obtenha maior visualização no mercado. Este sistema também irá complementar as ações de estados e municípios na ampla divulgação de seus atrativos, buscando captar ainda mais visitantes e de forma indireta contribuindo para fomentar toda a cadeia da atividade turística.

Problemas

  • Escassez de informações de regiões turísticas regionais e seus atrativos, segmentadas por cidade, ponto turístico e/ou categoria;
  • Falta de informações sobre profissionais Guias de Turismo que atuem em determinadas regiões ou pontos turísticos;
  • Dificuldade de encontrar um Guia de Turismo que não seja por intermédio de empresas;
  • Dificuldade em contratar pequenos serviços prestados por Guias de Turismo;
  • Escassez de ferramenta web dedicada ao profissional Guia de Turismo, para a divulgação de seus serviços;