Servidor Samba: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 6: Linha 6:
-->
-->


O '''[https://help.ubuntu.com/lts/serverguide/samba-fileserver.html Samba]''' em um '''servidor de arquivos''' que permite a integração entre máquinas '''Linux''' e '''Windows'''.
O '''[https://help.ubuntu.com/lts/serverguide/samba-fileserver.html Samba]''' é um '''servidor de arquivos''' construído originalmente para a integração entre máquinas '''Linux''' e '''Windows'''.  


Em um '''Domínio Windows''' o conjunto de computadores que pertencem a mesma sub-rede podem compartilhar recursos, como arquivos e impressoras. Este domínio é gerenciado pelo servidor '''WINS''' (''Windows Internet Name Server''), que requer que cada máquina tenha um '''nome''', '''endereço''' e '''grupo de trabalho'''.
O '''Samba''' implementa suporte para uma rede '''Windows''', podendo exercer o papel de '''servidor de arquivos''', '''servidor de impressão''', '''servidor WINS''' (''Windows Internet Name Server''), '''Controlador Primário de Domínio''' (CPD) e outros <ref name=VALLE>VALLE, O. T. Adminstração de Redes com Linux: Fundamentos e práticas, IFSC, Florianópolis, 2010.</ref>.
O '''Samba''' implementa suporte para uma rede Windows, podendo exercer o papel de servidor de arquivos, servidor de impressão, servidor WINS, Controlador Primário de Domínio e outros <ref name=VALLE>VALLE, O. T. Adminstração de Redes com Linux: Fundamentos e práticas, IFSC, Florianópolis, 2010.</ref>.
 
Além de permitir a integração com Windows, o '''Samba''' tem sido amplamente utilizado para compartilhamento de recursos em ambientes Linux, substituindo outros sistemas de compartilhamento de arquivos Unix, como o '''NFS''' (''Network File System'').


==Instalação e configuração do Samba==
==Instalação e configuração do Samba==

Edição das 17h31min de 17 de fevereiro de 2016

Servidor Samba

O Samba é um servidor de arquivos construído originalmente para a integração entre máquinas Linux e Windows.

O Samba implementa suporte para uma rede Windows, podendo exercer o papel de servidor de arquivos, servidor de impressão, servidor WINS (Windows Internet Name Server), Controlador Primário de Domínio (CPD) e outros [1].

Além de permitir a integração com Windows, o Samba tem sido amplamente utilizado para compartilhamento de recursos em ambientes Linux, substituindo outros sistemas de compartilhamento de arquivos Unix, como o NFS (Network File System).

Instalação e configuração do Samba

O Samba é instalado com o comando:

sudo apt-get install samba

A configuração do Samba é realizada a partir do arquivo /etc/samba/smb.conf.

Referências

  1. VALLE, O. T. Adminstração de Redes com Linux: Fundamentos e práticas, IFSC, Florianópolis, 2010.

--Evandro.cantu (discussão) 10h47min de 17 de fevereiro de 2016 (BRST)