Conversao Analogico Digital: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 21: Linha 21:
Existem no mercado diversos '''módulos conversores ADC''' que podem ser utilizados de forma integrada com microcontroladores.
Existem no mercado diversos '''módulos conversores ADC''' que podem ser utilizados de forma integrada com microcontroladores.


;Módulo Conversor Analógico Digital ADS1015: Fornece quatro canais com resolução de 12-bits e utiliza comunicação serial I2C com o microcontrolador. Trabalha con tensões de 2 a 5V.
;Módulo Conversor Analógico Digital ADS1015: Fornece quatro canais, ou dois canais diferenciais, com resolução de 12-bits e utiliza comunicação serial I2C com o microcontrolador. Opera com tensões de 2V a 5V.


[[Arquivo:ADC1.jpeg]]
[[Arquivo:ADC1.jpeg]]


;Conversor Analógico Digital AD7705: Pode ser utilizado em projetos com microcontroladores sem conversor integrado ou quando se busca maior precisão na conversão ADC. Possui resolução de 16-bits e utiliza comunicação serial SPI com o microcontrolador.
;Conversor Analógico Digital AD7705: Pode ser utilizado em projetos com microcontroladores sem conversor integrado ou quando se busca maior precisão na conversão ADC. Possui dois canais diferenciais com resolução de 16-bits e utiliza comunicação serial SPI com o microcontrolador. Opera com tensões de 3,3V a 5V.


[[Arquivo:conversor-analogico-digital-16-bits-adc-ad7705.jpg|300px]]
[[Arquivo:conversor-analogico-digital-16-bits-adc-ad7705.jpg|300px]]

Edição das 20h21min de 18 de maio de 2023

Conversão Analógico Digital

Um dispositivo conversor analógico digital (ADC) permite gerar uma representação digital a partir de uma grandeza analógica, normalmente um sinal representado por um nível de tensão elétrica.

No processo de conversão analógico digital, a faixa possível de valores que a grandeza analógica pode assumir é dividida em frações, cada um correspondendo a um valor digital. Por exemplo, um conversor ADC de 4 bits o sinal de entrada analógica de 0V a 5V deve ser dividido em 16 frações, como mostra a figura:

Microcontroladores com Entradas Analógicas

Alguns microcontroladores digitais possuem entradas analógicas que utilizam conversores analógico digitais para converter o sinal lido em um valor numérico para uso pelo microcontrolador.

Arduíno
O Arduíno é um exemplo de microcontrolador que possui seis entradas analógicas, nomeadas de A0 até A5, as quais recebem valores analógicos entre 0V e 5V e convertem para digital com 10 bits de resolução (valores de 0 a 1023).
ESP8266
O ESP8266possui uma entrada analógica, nomeada como A0, a qual recebe valores analógicos entre 0V e 1V e convertem para digital com 10 bits de resolução (valores de 0 a 1023).
Alguns módulos de prototipagem com ESP8266, como o NodeMCU, permitem receber valores analógicos' entre 0V e 3,3V.

Módulos Conversores ADC

Existem dispositivos programáveis que não possuam entradas analógicas. Neste caso, pode-se utilizar módulos conversores ADC. Um exemplo de dispositivo que não possui entradas analógicas é o Raspberry Pi.

Existem no mercado diversos módulos conversores ADC que podem ser utilizados de forma integrada com microcontroladores.

Módulo Conversor Analógico Digital ADS1015
Fornece quatro canais, ou dois canais diferenciais, com resolução de 12-bits e utiliza comunicação serial I2C com o microcontrolador. Opera com tensões de 2V a 5V.

Conversor Analógico Digital AD7705
Pode ser utilizado em projetos com microcontroladores sem conversor integrado ou quando se busca maior precisão na conversão ADC. Possui dois canais diferenciais com resolução de 16-bits e utiliza comunicação serial SPI com o microcontrolador. Opera com tensões de 3,3V a 5V.

Referências



Evandro.cantu (discussão) 17h11min de 18 de maio de 2023 (-03)