Filtros Eletricos: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 18h47min de 18 de outubro de 2021

Fundamentos sobre Filtros Elétricos RC

Objetivos

Conhecer o princípio de funcionamento dos filtros elétricos RC passa baixa e passa alta.

Fundamentos sobre Filtros Elétricos

Filtros elétricos são circuitos que permitem filtrar determinadas frequências de um sinal CA permitindo a passagem de algumas frequências e limitando a passagem de outras. A frequência de transição entre as frequências permitidas e as não permitidas é chamada frequência de corte (fc).

Um filtro que permite a passagem de frequências abaixo da frequência de corte é chamado de filtro passa baixa e um filtro que permite a passagem de frequências a acima frequência de corte é chamado de filtro passa alta.

Os filtros elétricos mais simples podem ser construídos com elementos passivos, como resistores e capacitores (filtros RC) ou resistores e indutores (filtros RL).

Filtros RC

Com circuitos RC série é possível construir filtros elétricos passa baixa e passa alta. Os filtros operam sobre o divisor de tensão entre o resistor (R) e a reatância do capacitor (C).

A reatância é a oposição a passagem de corrente elétrica de capacitores e indutores em circuitos de corrente alternada. A reatância é um parâmetro que depende da frequência do sinal de corrente alternada.

Para um capacitor (C) reatância é dada por

1/2πfC

Pela expressão pode-se ver que a reatância capacitiva varia inversamente proporcional a frequência (f), ou seja, se a frequência aumenta a reatância diminui e vice versa. Para corrente contínua (frequência zero) a reatância capacitiva tende ao infinito, ou seja, o capacitor se comporta como um circuito aberto. Já para altas frequências o capacitor se comporta como um curto circuito.

Na análise do divisor de tensão do filtro RC passa baixa, verificamos que a medida que a frequência aumenta, a reatância do capacitor diminui, portanto, diminui a componente de tensão sobre o capacitor, consequentemente, a tensão de saída do filtro diminui. Para o filtro RC passa alta verificamos o contrário, a medida que a frequência aumenta, aumenta a tensão na saída do filtro.

A frequência de corte (fc) é definida como a frequência na qual a reatância capacitiva é igual a resistência, ou seja

R = 1/2πfcC

que resulta:

fc = 1 / 2πRC

Na frequência de corte (fc) a amplitude da tensão de saída, tanto no filtro passa baixa quanto no passa alta, cai a cerca de 70,7% (√2/2) da tensão de entrada.

Filtros RL

Com circuitos RL série é possível construir filtros elétricos passa baixa e passa alta. Os filtros operam sobre o divisor de tensão entre o resistor (R) e a reatância do indutor (L).

Para um indutor (L) reatância é dada por

2πfL

Pela expressão pode-se ver que a reatância indutiva varia diretamente proporcional a frequência (f), ou seja, se a frequência aumenta a reatância aumenta e vice versa. Para corrente contínua (frequência zero) a reatância indutiva tende a zero, ou seja, o indutor se comporta como um curto circuito. Já para altas frequências o indutor se comporta como um circuito aberto.

Na análise do divisor de tensão do filtro RL passa alta, verificamos que a medida que a frequência aumenta, a reatância do indutor aumenta, portanto, aumenta a componente de tensão sobre o indutor, consequentemente, a tensão de saída do filtro aumenta. Para o filtro RL passa baixa verificamos o contrário, a medida que a frequência aumenta, diminui a tensão na saída do filtro.

A frequência de corte (fc) é definida como a frequência na qual a reatância indutiva é igual a resistência, ou seja

R = 2πfcL

que resulta:

fc = R / 2πL

Na frequência de corte (fc) a amplitude da tensão de saída, tanto no filtro passa baixa quanto no passa alta, cai a cerca de 70,7% (√2/2) da tensão de entrada.

Laboratório

Laboratório: Filtros Elétricos

Referências



Evandro.cantu (discussão) 16h38min de 1 de outubro de 2021 (-03)