MQTT: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 44: Linha 44:


O '''controle''' de um sistema normalmente envolve '''sensores''' monitorando parâmetros do sistema e '''atuadores''' visando corrigir sua operação. A '''ação de controle''' é realizada a partir de um '''algoritmo de controle''', que pode ser executado por controlador central, ou diretamente pelos sensores/atuadores, que neste caso devem ter processamento  no próprio sensor/atuador.
O '''controle''' de um sistema normalmente envolve '''sensores''' monitorando parâmetros do sistema e '''atuadores''' visando corrigir sua operação. A '''ação de controle''' é realizada a partir de um '''algoritmo de controle''', que pode ser executado por controlador central, ou diretamente pelos sensores/atuadores, que neste caso devem ter processamento  no próprio sensor/atuador.
O modelo '''publisher/subscriber''' do '''MQTT''' pode ser bastante útil para interligar '''sensores''', '''atuadores''' e '''sistemas de controle''' em diferentes tipos de aplicações, em particular àquelas que envolvem as chamadas tecnologias de Internet das Coisas.


==Referências==
==Referências==

Edição das 17h33min de 2 de abril de 2020

MQTT - Message Queue Telemetry Transport

MQTT (Message Queue Telemetry Transport) é um protocolo de mensagens para sensores e pequenos dispositivos móveis, baseado no modelo Publicador/Subscritor, ideal para aplicações de Internet das Coisas, em particular para a comunicação máquina a máquina (M2M - Machine to Machine).

Referências:

As aplicações de Internet das Coisas podem envolver abordagens avançadas de telemetria, de forma a poder conectar diferentes dispositivos inteligentes em atividades de sensoreamento, monitoramento e controle, além da conexão dos mesmos a Internet ou a sistemas de controle central [1].

MQTT - Conceitos básicos

Conceitos básicos [1]:

  • Publicador/Subscritor: O protocolo MQTT é baseado no princípio de publicar mensagens (publisher) e subscrever tópicos (subscriber) para receber mensagens, conhecido como modelo publisher/subscriber.
    Um cliente pode subscrever tópicos e receber mensagens de atualizações quando algo for publicado sobre este tópico. Alternativamente, um cliente pode publicar mensagens relativas a um dado tópico e deixá-la disponível para os assinantes.
  • Tópicos e subscrições: As mensagens MQTT são publicadas em tópicos (topic), que são áreas de interesse.
    Os clientes, por sua vez, assinam para receber mensagens de uma dada subscrição. As subscrições podem ser explicitas, ou organizadas hierarquicamente, com o cliente usando wildcards (#) para receber mensagens de uma variedade de tópicos.
    • topic: /casa/terreo/cozinha/temperatura
    • wildcard: /casa/terreo/#
  • Qualidade de Serviço: O MQTT define três níveis de Qualidade de Serviço (QoS):
    • (0) best effort, envia a mensagem uma vez;
    • (1) envia a mensagem várias vezes;
    • (2) assegura o recebimento da mensagem.
  • Retem as mensagens: Mantém as mensagens enviadas no brocker mesmo depois de enviada a todos os subscritores.
  • Conexões duráveis e sessões limpas: Quando um cliente se conecta a um servidor e seta o clean session flag = true. Desta forma, quando desconectar, todas as subscrições serão removidas. Se o clean session flag = false a conexão é tratada como durável e as subscrições do cliente continuam mesmo após uma desconexão.
  • Wills: Quando um cliente se conecta a um servidor e pode informar que possui uma will, isto é, mensagens importantes que deveriam ser publicadas, mesmo em caso de desconexão involuntária. Isto é importante para sensores de alerta, que informam o sistema caso percam o contato com a rede.

O modelo publisher/subscriber oferece uma alternativa ao modelo cliente/servidor. No modelo cliente/servidor o cliente se comunica diretamente o servidor num serviço fim a fim. No modelo publisher/subscriber o publicador e o subscritor não se comunicam diretamente. A comunicação é realizada por um terceiro componente, o brocker [2].

MQTT e sensores

O MQTT tem aplicabilidade especial para dispositivos para sensoriamento remoto [1].

Sensores
Sensores medem parâmetros do ambiente ou de um sistema e reportam a informação para humanos ou outros dispositivos ou sistemas. Com a ajuda do a informação obtida pelos sensores pode ser realizada via rede.
Múltiplos sensores podem ser posicionados para reportar vários parâmetros, dando uma visão completa das condições de operação de um dispositivo ou sistema.
Atuadores
Atuadores são dispositivos que atuam sobre variáveis de um sistema visando alterar seu comportamento.

O controle de um sistema normalmente envolve sensores monitorando parâmetros do sistema e atuadores visando corrigir sua operação. A ação de controle é realizada a partir de um algoritmo de controle, que pode ser executado por controlador central, ou diretamente pelos sensores/atuadores, que neste caso devem ter processamento no próprio sensor/atuador.

O modelo publisher/subscriber do MQTT pode ser bastante útil para interligar sensores, atuadores e sistemas de controle em diferentes tipos de aplicações, em particular àquelas que envolvem as chamadas tecnologias de Internet das Coisas.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Valerie Lampkin; Weng Tat Leong; Leonardo Olivera; Sweta Rawat; Nagesh Subrahmanyam; Rong Xiang. Building Smarter Planet Solutions with MQTT and IBM WebSphere MQ Telemetry, ibm.com/redbooks, 2012.
  2. 2,0 2,1 MQTT Essentials: The Ultimate Kickstart For MQTT Beginners, https://www.hivemq.com/mqtt-essentials/.

Evandro.cantu (discussão) 11h27min de 25 de março de 2020 (-03)