Camada de Transporte: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 13: Linha 13:
A '''camada rede''' e o '''protocolo IP''' são responsáveis por entregar pacotes (datagramas) de um host a outro host, identificados pelos '''endereços IP''' origem e destino.
A '''camada rede''' e o '''protocolo IP''' são responsáveis por entregar pacotes (datagramas) de um host a outro host, identificados pelos '''endereços IP''' origem e destino.


A '''camada transporte''' e os '''protocolos TCP e UDP''' são responsáveis por entregar pacotes (segmentos) de um processo rodando em um host origem e outro processo rodando no host destino, identificados pelos '''números de porta''' origem e destino.
Como em cada host podem haver vários '''processos de aplicação''' rodando, a '''camada transporte''' e os '''protocolos TCP e UDP''' são responsáveis por entregar pacotes (segmentos) de um processo rodando em um host origem e outro processo rodando no host destino, identificados pelos '''números de porta''' origem e destino.

Edição das 21h40min de 5 de maio de 2014

Protocolos de Transporte da Internet

Os Protocolos de Transporte da Internet estão situados entre a camada aplicação e a camada rede da Arquitetura Internet e tem a função de tem a função de prover um canal de comunicação lógico fim-a-fim entre os processos de aplicação rodando em diferentes computadores.

Os dois Protocolos de Transporte da Internet são o TCP e o UDP:

  • TCP
    Oferece um serviço orientado a conexão, com transmissão de dados garantida ou livre de erros.
    UDP
    Oferece um serviço não orientado a conexão, com transmissão de dados tipo melhor esforço, portanto sujeita a erros.

Multiplexação de aplicações através de portas

A camada rede e o protocolo IP são responsáveis por entregar pacotes (datagramas) de um host a outro host, identificados pelos endereços IP origem e destino.

Como em cada host podem haver vários processos de aplicação rodando, a camada transporte e os protocolos TCP e UDP são responsáveis por entregar pacotes (segmentos) de um processo rodando em um host origem e outro processo rodando no host destino, identificados pelos números de porta origem e destino.