Seguidor de Linha com controle PID: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 55: Linha 55:
;Análise sobre a ação do controle integral no Seguidor de Linha:
;Análise sobre a ação do controle integral no Seguidor de Linha:
*No caso de uma '''reta''', ou o robô '''segue a linha''' com '''erro zero''', ou de tempos em tempos, deriva alternadamente para um lado ou outro, resultando provavelmente em '''somatório de erro''' também '''zero'''. Portanto, neste caso,  o '''controle integral''' em uma '''reta''' tem '''ação nula'''.
*No caso de uma '''reta''', ou o robô '''segue a linha''' com '''erro zero''', ou de tempos em tempos, deriva alternadamente para um lado ou outro, resultando provavelmente em '''somatório de erro''' também '''zero'''. Portanto, neste caso,  o '''controle integral''' em uma '''reta''' tem '''ação nula'''.
*Uma possibilidade de ação do '''controle integral''' em uma '''reta''' é '''agir ajustando desequilíbrios de velocidades dos motores''', as quais poderiam levar a um '''somatório de erro diferente de zero''' para um dos lados. Neste caso, após o robô passar a '''seguir linha''' com '''erro instantâneo zero''', o '''controle integral''' continua agindo equilibrando as velocidades a partir do somatório de erro acumulado.
*Uma possibilidade de ação do '''controle integral''' em uma '''reta''' é '''agir ajustando desequilíbrios de velocidades dos motores''', as quais poderiam levar a um '''somatório de erro diferente de zero''' para um dos lados. Neste caso, inicialmente somente o controle proporcional atua, ajustando a trajetória do robô em função do desequilíbrio de velocidades. Entretanto, a medida que o somatório do erro cresce, o controle integral passa a atuar. Quando o robô passar a '''seguir linha''' com '''erro instantâneo zero''', o '''controle integral''' continua agindo equilibrando as velocidades a partir do '''somatório de erro acumulado'''.
*No caso de uma '''curva''', o '''somatório de erros''' será '''diferente de zero''' em função do lado da curva. Inicialmente somente o controle proporcional atua, ajustando a trajetória do robô a curva, mas, a medida que o somatório do erro cresce, o controle integral passa a atuar. A partir de um dado momento, o '''controle integral''' passa a prevalecer, fazendo o robô '''acompanhar a curva''' com '''erro instantâneo zero''', portanto, sem ação proporcional.
*No caso de uma '''curva''', o '''somatório de erros''' será '''diferente de zero''' em função do lado da curva. Inicialmente somente o controle proporcional atua, ajustando a trajetória do robô a curva. Entretando, a medida que o somatório do erro cresce, o controle integral passa a atuar. A partir de um dado momento, o '''controle integral''' passa a prevalecer, fazendo o robô '''acompanhar a curva''' com '''erro instantâneo zero''', portanto, sem ação proporcional.


  <math>Controle PI = Kp * erro + Ki * \sum erro</math>
  <math>Controle PI = Kp * erro + Ki * \sum erro</math>

Edição das 16h05min de 16 de maio de 2018

Seguidor de Linha com controle PID

Teoria sobre Sistemas de Controle PID

Sistemas de Controle
Um resumo da teoria sobre Sistemas de Controle em Malha Fechada e do Controle Proporcional Integral Derivativo.

Vetor de Sensores e Determinação do Erro

O Seguidor de Linha utiliza um vetor com sete sensores para seguir a linha e determinar o erro do robô em relação a linha.

Dependendo da posição do vetor sobre a linha, apenas um ou dois sensores podem reconhecer a linha ao mesmo tempo, como mostra as figuras abaixo [1]:

Apenas sensor central (s3) reconhece a linha.

Sensor central (s3) e sensor (s4) reconhecem a linha.
Possibilidades para o vetor de sensores
Quando o sensor central está sobre a linha o erro é zero.
Quando o carrinho deriva para esquerda, sensibilizando os sensores a direita do ponto central, o erro é positivo. Quando deriva para direita, sensibilizando os sensores a esquerda do ponto central, o erro é negativo.
  Sensores
0 1 2 3 4 5 6  
-------------
1 0 0 0 0 0 0  --> Erro -6
1 1 0 0 0 0 0  --> Erro -5
0 1 0 0 0 0 0  --> Erro -4
0 1 1 0 0 0 0  --> Erro -3
0 0 1 0 0 0 0  --> Erro -2
0 0 1 1 0 0 0  --> Erro -1
0 0 0 1 0 0 0  --> Erro  0
0 0 0 1 1 0 0  --> Erro  1
0 0 0 0 1 0 0  --> Erro  2
0 0 0 0 1 1 0  --> Erro  3
0 0 0 0 0 1 0  --> Erro  4
0 0 0 0 0 1 1  --> Erro  5
0 0 0 0 0 0 1  --> Erro  6

Ação de Controle Proporcional

A ação de controle proporcional do Seguidor de Linha vai corrigir a trajetória do robô, ajustando a velocidades dos motores a partir de um ganho Kp, proporcional ao erro:


Caso o robô derive para esquerda, a velocidade dos motores é ajustada para que o robô volte para a linha:

  • a velocidade do motor esquerdo é acrescida do valor ;
  • a velocidade do motor direito é diminuída do valor .

Caso o robô derive para direita, a ação de controle ajusta a velocidade dos motores para corrigir a trajetória para o outro lado.

Ação de Controle Proporcional Integral

A ação de controle proporcional integral do vai corrigir a trajetória do robô combinando a ação proporcional e a integral.

O controle integral ajusta a ação de controle em função ao somatório do erro em um dado intervalo de tempo.

Análise sobre a ação do controle integral no Seguidor de Linha
  • No caso de uma reta, ou o robô segue a linha com erro zero, ou de tempos em tempos, deriva alternadamente para um lado ou outro, resultando provavelmente em somatório de erro também zero. Portanto, neste caso, o controle integral em uma reta tem ação nula.
  • Uma possibilidade de ação do controle integral em uma reta é agir ajustando desequilíbrios de velocidades dos motores, as quais poderiam levar a um somatório de erro diferente de zero para um dos lados. Neste caso, inicialmente somente o controle proporcional atua, ajustando a trajetória do robô em função do desequilíbrio de velocidades. Entretanto, a medida que o somatório do erro cresce, o controle integral passa a atuar. Quando o robô passar a seguir linha com erro instantâneo zero, o controle integral continua agindo equilibrando as velocidades a partir do somatório de erro acumulado.
  • No caso de uma curva, o somatório de erros será diferente de zero em função do lado da curva. Inicialmente somente o controle proporcional atua, ajustando a trajetória do robô a curva. Entretando, a medida que o somatório do erro cresce, o controle integral passa a atuar. A partir de um dado momento, o controle integral passa a prevalecer, fazendo o robô acompanhar a curva com erro instantâneo zero, portanto, sem ação proporcional.

Tempo integral
O tempo integral é o tempo da ação do controle integral.
  • No caso da pista para o Seguidor de Linha, as marcações de início e fim de curva poderiam ser utilizadas como delimitadores dos tempos integração. Neste caso, a cada marcação encontrada, se poderia zerar o somatório de erros, iniciando, portanto, um novo tempo de integração.

Referências:

Artigos:

Referências


--Evandro.cantu (discussão) 08h58min de 16 de maio de 2018 (BRT)