Roteamento em redes de pacotes: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
=Roteamento em redes de pacotes=
=Roteamento em redes de pacotes=


<!--
O roteamento de pacotes na rede '''Internet''' é conhecido como roteamento de '''datagramas''', na qual os pacotes que chegam a um '''roteador''' são encaminhados em função do '''endereço do destino'''.
Há duas classes de redes de comutação de pacotes, as redes baseadas em '''datagramas''', como a Internet, e as redes baseadas em '''circuito virtual'''. A diferença básica destas duas redes está na forma como os pacotes são roteados em direção ao destino.
 
===Redes baseadas em circuito virtual===
 
Nestas redes a rota para os pacotes é estabelecida a priori, numa fase de estabelecimento do circuito virtual. Uma vez estabelecido o circuito virtual, todos os pacotes seguem pela mesma rota, cada um deles carregando a informação de qual circuito virtual o mesmo deve tomar em cada roteador. Os exemplos de redes que utilizam esta técnica incluem as redes X.25, as redes ''frame-relay'' e as redes ATM (''asynchronous transfer mode'').  


O processo de estabelecimento de um circuito virtual é similar ao estabelecimento de conexão nas redes de comutação de circuitos, entretanto, os enlaces individuais não ficam reservados de forma exclusiva para uma única conexão, podendo, durante uma transmissão, serem compartilhados por outras transmissões.
;Analogia com os Serviços Postais: De modo genérico as redes baseadas em '''datagramas''' são análogas aos '''serviços postais'''. Quando alguém vai enviar uma '''carta''' a um destinatário, o mesmo coloca a carta em um '''envelope''' e escreve o '''endereço do destino''' sobre o envelope. O endereço postal inclui o CEP (Código de Endereçamento Postal), organizado de acordo com uma '''estrutura hierárquica''' em função do estado, da cidade, da rua e do número da casa do destinatário.  


===Redes de datagramas===
:Por exemplo, se alguém enviar uma carta da França para sua casa, o correio da França primeiro vai direcionar a carta para o centro postal do Brasil (por exemplo, situado em São Paulo). O centro postal do Brasil vai então direcionar a carta para o Paraná, estado destino da carta (na agência central de Curitiba, por exemplo). A agência de Curitiba vai então direcioná-la a agência de Foz do Iguaçu, que por sua vez vai repassar ao carteiro para entregar a carta em sua casa.


Nas redes baseadas em datagramas, não há estabelecimento de conexão ou circuito virtual. Os pacotes são encaminhados em função do endereço do destino.
:Em cada agência de correio, a carta passou por um processo de '''triagem''' e '''encaminhamento''' em direção ao destino. No processo de '''triagem''' as cartas são separadas em função do '''endereço destino''' e o encaminhamento é feito em função de '''tabelas de encaminhamento''' que relacionam, para cada destino, a próxima agência que a carta deve ser enviada para que o destino seja atingido.
-->
O roteamento de pacotes na rede '''Internet''' é conhecido como roteamento de '''datagramas''', na qual os pacotes que chegam a um '''roteador''' são encaminhados em função do '''endereço do destino'''.


;Analogia com os Serviços Postais: Em muitos aspectos as redes baseadas em '''datagramas''' são análogas aos '''serviços postais'''. Quando alguém vai enviar uma carta a um destinatário, o mesmo coloca a carta em um '''envelope''' e escreve o '''endereço do destino''' sobre o envelope. O endereço tem uma '''estrutura hierárquica''', incluindo, no caso do Brasil, o país, o estado, a cidade, a rua e o número da casa. Por exemplo, se alguém enviar uma carta da França para sua casa, o correio da França primeiro vai direcionar a carta para o centro postal do Brasil (por exemplo, situado em São Paulo). O centro postal do Brasil vai então direcionar a carta para o Paraná, estado destino da carta (na agência central de Curitiba, por exemplo). A agência de Curitiba vai então direcioná-la a agência de Foz do Iguaçu, que por sua vez vai repassar ao carteiro para entregar a carta em sua casa.
===Redes baseadas em datagramas===


Na rede baseada em '''datagrama''', cada pacote atravessa a rede contendo no '''cabeçalho''' o '''endereço destino''', o qual também é organizado em uma estrutura hierárquica. Quando o pacote chega a um '''roteador''', o mesmo examina uma parte do endereço e o encaminha ao próximo roteador. No próximo roteador o processo se repete.
Numa rede baseada em '''datagramas''', cada pacote atravessa a rede contendo no '''cabeçalho''' o '''endereço destino''', o qual também é organizado em uma estrutura hierárquica. Quando o pacote chega a um '''roteador''', o mesmo examina uma parte do endereço e o encaminha ao próximo roteador. No próximo roteador o processo se repete.


==Internet==
==Internet==

Edição das 19h37min de 3 de abril de 2017

Roteamento em redes de pacotes

O roteamento de pacotes na rede Internet é conhecido como roteamento de datagramas, na qual os pacotes que chegam a um roteador são encaminhados em função do endereço do destino.

Analogia com os Serviços Postais
De modo genérico as redes baseadas em datagramas são análogas aos serviços postais. Quando alguém vai enviar uma carta a um destinatário, o mesmo coloca a carta em um envelope e escreve o endereço do destino sobre o envelope. O endereço postal inclui o CEP (Código de Endereçamento Postal), organizado de acordo com uma estrutura hierárquica em função do estado, da cidade, da rua e do número da casa do destinatário.
Por exemplo, se alguém enviar uma carta da França para sua casa, o correio da França primeiro vai direcionar a carta para o centro postal do Brasil (por exemplo, situado em São Paulo). O centro postal do Brasil vai então direcionar a carta para o Paraná, estado destino da carta (na agência central de Curitiba, por exemplo). A agência de Curitiba vai então direcioná-la a agência de Foz do Iguaçu, que por sua vez vai repassar ao carteiro para entregar a carta em sua casa.
Em cada agência de correio, a carta passou por um processo de triagem e encaminhamento em direção ao destino. No processo de triagem as cartas são separadas em função do endereço destino e o encaminhamento é feito em função de tabelas de encaminhamento que relacionam, para cada destino, a próxima agência que a carta deve ser enviada para que o destino seja atingido.

Redes baseadas em datagramas

Numa rede baseada em datagramas, cada pacote atravessa a rede contendo no cabeçalho o endereço destino, o qual também é organizado em uma estrutura hierárquica. Quando o pacote chega a um roteador, o mesmo examina uma parte do endereço e o encaminha ao próximo roteador. No próximo roteador o processo se repete.

Internet

Na Internet a comutação de datagramas é implementada pelo protocolo IP, o qual é o responsável por estabelecer a rota pela qual seguirá cada pacote na malha de roteadores. Esta rota é construída tendo como base o endereço de destino de cada pacote, conhecido como endereço IP.

O serviço de comunicação por datagramas oferecido pelo protocolo IP é conhecido como serviço melhor esforço (best effort), uma vez que não há garantia que o dado chegue ao destino. Este serviço envolve cada roteador no caminho entre o computador origem e o destino da comunicação.



--Evandro.cantu (discussão) 15h36min de 20 de fevereiro de 2015 (BRST)