Laboratorio M1K Analog Devices: Amplificadores Operacionais: mudanças entre as edições

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 21h10min de 29 de setembro de 2021

Laboratório: Introdução aos Amplificadores Operacionais

Objetivos

Conhecer um amplificador operacional, configurado como amplificador inversor, observando o ganho real e comparando com o valor calculado.

Conhecer a montagem de um terra virtual visando obter uma alimentação simétrica virtual (V+ e V-) ao amplificador operacional.

Equipamento e Materiais

  • Modulo Analog Devices M1K e software Pixelpulse
  • Componentes Eletrônicos:
    • Resistores: 1 KΩ e 2,2 KΩ
    • Amplificador Operacional OP37

Procedimentos Práticos

  1. Verifique a pinagem do amplificador operacional OP37, ilustrada na figura:
  2. Usando a matriz de contatos e fios, monte o circuito com o amplificador inversor da figura abaixo, utilizando o OP37, R1 = 1 KΩ e R2 = 2,2 KΩ. No circuito será utilizado para alimentação positiva (V+) 5 V, alimentação negativa (V-) 0 V e um terra virtual na referência de tensão de 2,5 V (no circuito o terra virtual será conectado ao terminal não inversor). Com isto, tanto o sinal de entrada como o sinal de saída vão excursionar em torno desta referência de terra virtual.
  3. Selecione o canal A do módulo Analog Devices M1K para Gerar Tensão/Medir Corrente e o canal B para Medir Voltagem.
  4. Configure o canal A para gerar uma onda senoidal variando entre 2,0 V e 3.0 V e frequência de 1000 Hz (centro da senoide na referência de 2,5 V).
  5. Observe e analise o sinal de saída no canal B, verificando o ganho de amplitude e a fase da onda em relação ao sinal de entrada.
  6. Compare os valores de ganho e fase do amplificador com os valores teóricos.

Fundamentos sobre Amplificadores Operacionais

  • Terra Virtual:
Os amplificadores operacionais geralmente operam utilizando fontes simétricas para as alimentações positiva (V+) e negativa (V-).
Caso não se disponha de uma fonte simétrica, exitem diferentes estruturas que permitem implementar um terra virtual.
Uma das soluções mais simples, caso não seja demandada muita potência no circuito a ser alimentado, é utilizar um divisor de tensão e um capacitor paralelo à referência de tensão a ser utilizada. Por exemplo, para uma fonte simples de 5 V, poderíamos montar o terra virtual na tensão de 2,5 V, como ilustrado na figura:

Caso o sinal de entrada seja um sinal CA excursionando em relação a referência 0 V (terra real), será necessário adicionar a entrada um capacitor de desacoplamento, visando isolar a sinal CA da alimentação CC. Entretanto, o sinal CA amplificado na saída vai excursionar em torno do terra virtual.

Observações e Conclusões

  • O amplificador operacional é um circuito integrado analógico utilizado para montar amplificadores e outros circuitos eletrônicos de precisão.

Referências



Evandro.cantu (discussão) 15h52min de 15 de julho de 2020 (-03)