Correio Eletrônico

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Correio Eletrônico (e-mail) [1]

A aplicação Correio Eletrônico (e-mail) existe desde o início da Internet e é hoje uma das aplicações mais importantes da rede. O e-mail permite uma comunicação assíncrona entre os usuários, na qual as pessoas enviam e recebem mensagens sob demanda.

Componentes da aplicação e-mail:

  • Agentes usuário: Permitem que os usuários leiam, respondam, componham e transmitam suas mensagens. Há leitores de email dedicados, como o Mozilla Thunderbird e o Outlook da Microsoft. Entretanto, muitos usuários utilizam interfaces baseadas na Web, ou Web email, como o Gmail da Google, o Windows Live Mail (sucessor do Hotmail) da Microsoft e outros.
  • Servidores de email: Formam o núcleo da infraestrutura do email, são responsáveis pelo envio e recepção das mensagens dos usuários.
  • Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) (RFC 5321): É o protocolo utilizado pelo correio eletrônico. O SMTP, como outros protocolos de aplicação, tem dois lados, o lado cliente e o lado servidor. Quem envia a mensagem faz o papel do cliente e quem recebe de servidor, todavia, ambos os lados do SMTP devem ser implementados em cada servidor de email.
  • Protocolo de Transporte: O SMTP usa o serviço de transferência de dados confiável do TCP para transferir uma mensagem desde o remetente até a caixa postal do destinatário.
  • Porta: O lado servidor do SMTP usa a porta 25 para aguardar solicitações de envio de mensagens de servidores cliente.

Funcionamento do Servidor de Correio Eletrônico

Os servidores de Correio Eletrônico formam o núcleo da infraestrutura do email, são responsáveis pelo envio e recepção das mensagens dos usuários:

  • Recepção de mensagens: Cada usuário possui uma caixa postal no seu servidor, na qual ficam armazenadas as mensagens recebidas e prontas para serem lidas e respondidas pelos usuários.
  • Envio de mensagens: As mensagens enviadas pelos usuário vão para uma fila de saída e o servidor se encarrega de enviá-las direção ao servidor destino. Caso o servidor destino não esteja acessível no momento, o servidor de email tentará enviá-la mais tarde, persistindo nestas tentativas por alguns dias, quando então remove a mensagem e notifica o usuário que a tinha enviado.

As mensagens trocadas pelo protocolo SMTP são mensagens em caracteres ASCII. Para enviar uma mensagem, o cliente SMTP estabelece uma conexão TCP, na porta 25, com o servidor SMTP. Uma vez estabelecida à conexão TCP, cliente e servidores de email entram em uma fase de apresentação mútua (handshaking), trocando algumas informações (como o endereço de email do emissor e do destinatário), antes de enviarem a mensagem eletrônica em si.

Leitura das mensagens pelos usuários

Para ler uma mensagem em sua caixa postal o destinatário da mensagem deve, a partir de seu agente usuário, acessar seu servidor. Para tal, o servidor de email requisita uma autenticação do usuário, através de uma identificação e uma senha:

  • Caso o usuário utilize um leitor de email, as mensagens armazenadas na caixa postal do usuário serão transferidas do servidor para seu computador. Para realizar esta tarefa, o leitor de email normalmente utiliza o protocolo POP3, o qual abre uma conexão TCP na porta 110 do servidor de email.
  • Caso o usuário utilize um Web email, o usuário pode manipular suas mensagens diretamente no servidor, utilizando o navegador Web e o protocolo HTTP, sem haver a necessidade de transferência das mesmas para o computador local.

Mensagens SMTP

A seguir é apresentado um exemplo de troca de mensagens SMTP em formato ASCII entre um cliente e um servidor de email.

São exatamente desta forma que as mensagens são enviadas pela conexão TCP entre o cliente e o servidor:

C: MAIL FROM:<Paulo@escola.edu.br>
S: 250 OK
C: RCPT TO:<Maria@universidade.edu.br>
S: 250 OK
C: RCPT TO:<Tereza@universidade.edu.br>
S: 550 No such user here
C: RCPT TO:<Cristina@universidade.edu.br>
S: 250 OK
C: DATA
S: 354 Start mail input; end with <CRLF>.<CRLF>
C: Blah blah blah...
C: ...etc. etc. etc.
C: <CRLF>.<CRLF>
S: 250 OK
As palavras chave MAIL FROM e RCPT TO são usadas para identificar o emissor e receptor das mensagens, respectivamente.
A palavra chave DATA é usada para identificar o início do texto com a mensagem a ser enviada.
As respostas do servidor usam códigos para identificar sucesso (250 OK) ou problemas (550 No such user here).
No exemplo são trocadas mensagens entre Paulo no host escola.edu.br e Maria e Cristina no host universidade.edu.br. O usuário Tereza não tem caixa postal no servidor universidade.edu.br.
Exercícios
  1. Pesquise sobre as vantagens de utilizar um leitor de email, ao invés de um Web email.
  2. Faça um teste com o leitor de email Thundersbird, instalando este programa na máquina virtual:
sudo apt-get install thunderbird

Referências

  1. KUROSE, J.F; ROSS K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down, São Paulo: Pearson, 2010.

--Evandro.cantu (discussão) 10h35min de 12 de junho de 2014 (BRT)