Redes Mesh

De Wiki Cursos IFPR Foz
Revisão de 12h11min de 13 de setembro de 2023 por Evandro.cantu (discussão | contribs) (→‎ESP-Mesh com ESP32 e ESP8266)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Redes Mesh

As redes Redes Mesh são redes sem fio cujos nós tem a capacidade de se auto organizam, sem a necessidade de se conectarem a um ponto de acesso central.

Redes WiFi x Redes Mesh

A infraestrutura tradicional das redes WiFi é uma topologia estrela, na qual um nó central (ponto de acesso) conecta diretamente todas as outros nós ou estações. Os pontos de acesso são responsáveis por receber e encaminhar as transmissões entre as estações, assim como intermediar a comunicação com redes externas via um roteador. Uma desvantagem das redes WiFi é possuir uma área de cobertura limitada, que requer que cada estação se conecte diretamente com o ponto de acesso. Alem disto, quando aumenta o número de estações o ponto de acesso pode ficar sobrecarregado [1].

[1]

As redes mesh não requerem um nó central para se conectarem. As invés disto, podem se conectar diretamente com nós vizinhos que estejam ao seu alcance. Isto permite que a rede tenha uma maior cobertura, na qual nós distantes podem obter conectividade a partir de seus nós vizinhos, que por sua vez encaminham a informação até o nó principal da rede. Os nós são mutuamente responsáveis por intermediar as comunicações.

[1]

ESP-Mesh com ESP32 e ESP8266

O ESP-Mesh é um protocolo de rede construído no topo do protocolo WiFi que permite que vários dispositivos se conectem mutuamente para comunicação sem fio, tanto em ambientes internos como em ambientes externos formando uma rede local sem fio.

Biblioteca painlessMesh
A biblioteca painlessMesh[2] permite criar redes mesh com ESP8266 e/ou ESP32 de uma maneira facilitada.

ESP-MESH with ESP32 and ESP8266: Getting Started[3] mostra um exemplo de código, utilizando a biblioteca painlessMesh para uso tanto com ESP8266 como com ESP32.

Referências