Protocolo DHCP

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegação Ir para pesquisar

Protocolo DHCP

Uma vez de posse de um bloco de endereços IP, uma organização poderá atribuir endereços individuais a cada host e roteador da organização. Este trabalho pode ser realizado manualmente, com o administrador da rede configurando os endereços IP de cada máquina. Outra maneira de realizar a configuração é utilizando alocação dinâmica de endereços IP, o que facilita muito o trabalho do administrador, pois não precisará manter registros da configuração de cada máquina.

O protocolo que permite a alocação dinâmica de endereços IP dentro de uma rede local é chamado DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).

Para termos alocação dinâmica de endereços IP é necessário instalar na rede local um serviço, chamado servidor DHCP. O servidor DHCP recebe uma solicitação de uma máquina cliente, solicitando endereçamento IP, e aloca dinamicamente um endereço IP em resposta ao pedido do cliente. Com o DHCP um computador cliente pode adquirir toda a configuração necessária em uma única mensagem (por exemplo, o endereço IP, máscara de rede, roteador padrão, servidor DNS, etc) [1].

O servidor DHCP deve ser configurado com a faixa de endereços IP disponíveis para oferecer. Quando um computador se conecta na rede, ele solicita um endereço IP se apresentando com seu endereço físico. O servidor então escolhe um endereço IP dentro da faixa disponível e aloca ao solicitante.

O DHCP é ampĺamente utilizado em redes residenciais de acesso a Internet e redes locais sem fio, nas quais os hosts entram e saem da rede com frequência [1]. Neste caso, cada vez que, por exemplo, um laptop se conecta em uma rede sem fio ele recebe um novo endereço IP da rede via DHCP.

Ver também: DHCP na Wikipédia

Funcionamento do DHCP

O protocolo DHCP é um protocolo cliente-servidor. Normalmente o cliente é um host recém chegado na rede e solicita informações sobre a configuração da rede, incluindo um endereço IP para si mesmo[1]. Para tal, um servidor DHCP deve estar presente na sub-rede para poder atender ao cliente.

DHCP.png

O processo para obter a configuração IP envolve quatro passos:

  • Descoberta do servidor DHCP (DHCP Discover): O cliente envia uma mensagem dentro de um pacote UDP para a porta 67. Como o cliente não sabe o endereço do servidor, envia para o endereço de broadcast 255.255.255.255 e coloca como seu endereço 0.0.0.0;
  • Oferta de serviço DHCP ao cliente (DHCP Offer): O servidor responde, novamente usando o endereço de broadcast 255.255.255.255, oferecendo um endereço IP e indicando o ID da solicitação. O ID da solicitação é necessário, pois podem haver mais de um servidor DHCP e mais de um cliente solicitando endereços. Assim, quem enviou a mensagem pode identificar a resposta correspondente.
  • Solicitação ao servidor DHCP (DHCP Request): O cliente escolhe um servidor DHCP e informa ao mesmo, já com o endereço IP oferecido pelo servidor em questão.
  • Confirmação ao cliente DHCP (DHCP Ack): O servidor DHCP escolhido confirma ao cliente a requisição e efetiva o aluguel (lease) do endereço IP.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 KUROSE, J.F; ROSS K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down, São Paulo: Pearson, 2010.

--Evandro.cantu (discussão) 10h56min de 29 de setembro de 2014 (BRT)