Conectividade em Rede

De Wiki Cursos IFPR Foz
Ir para navegação Ir para pesquisar

Conectividade em Rede

Uma rede de computadores é conexão de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e a troca de informações entre as máquinas.

Segundo [1], as três formas mais usuais de conexão de computadores em rede são: enlaces ponto a ponto, enlaces multiponto e redes chaveadas.

Enlace ponto a ponto
Um enlace ponto a ponto é a rede de computadores mais simples. Consiste em dois computadores conectados por um meio físico, tal como um par metálico.

RedePonto-a-ponto.png

O meio físico que conecta dois computadores é chamado de enlace de comunicação e os computadores são chamados de hospedeiros (ou hosts).
Enlace multiponto
Um enlace multiponto conecta mais de dois computadores por um meio físico compartilhado. As redes locais de computadores (ou LAN - Local Area Network) são enlaces multiponto, formados por um barramento de múltiplo acesso, como por exemplo uma rede local Ethernet.

RedeMultiponto.png

Redes chaveada
Uma rede chaveada consiste de computadores ou redes locais interligador por dispositivos de chaveamento, chamados de roteadores. A Internet é um exemplo de rede chaveada,formando uma rede geograficamente distribuída (ou WAN - Wide Area Network).

RedeChaveada.png


Questões

  1. Numa rede ponto a ponto há necessidade de alguma forma de endereçamento para que um emissor possa enviar um dado a um receptor?
  2. E numa rede multiponto há necessidade de endereçamento para que um emissor possa enviar um dado a um receptor?
  3. Numa rede multiponto, como todos os hosts estão conectados no mesmo barramento, como disciplinar a ordem para iniciar uma comunicação?
  4. Numa rede chaveada que novos elementos tornam o endereçamento mais complexo que numa rede multiponto?
  5. Qual o papel dos roteadores nas redes chaveadas?

Referências

  1. PETERSON, L. L.; DAVIE, B. S. Redes de Computadores: Uma abordagem de sistemas, Trad. 3a ed., Rio de Janeiro: Campus, 2004.

--Evandro.cantu (discussão) 10h35min de 12 de junho de 2014 (BRT)